Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Primeira dama do município recebe Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas



 Augusto José

A primeira dama de Porto Velho, Lucilene Peixoto, recebeu no final da tarde desta terça-feira (8), no gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, o secretário nacional de políticas sobre drogas, Paulo Yog de Miranda Uchoa. O encontro teve como objetivo principal, estreitar as relações da administração municipal com o setor de políticas sobre drogas em Brasília (DF), visando à implantação do Conselho Municipal Antidrogas (Comad) ainda este ano, por parte da prefeitura da Capital. 

Lucilene falou da preocupação de Roberto Sobrinho em relação ao avanço do tráfico e consumo de drogas ilícitas em Porto Velho e citou algumas conquistas da prefeitura neste sentido, como a inauguração de uma unidade para tratar mulheres que sofrem com a dependência química e a criação do Centro de Apoio Psicossocial (CAP’S), o primeiro de todo Estado de Rondônia. “Fico feliz em receber o senhor e saber que temos os mesmos objetivos, que é fazer um trabalho preventivo através da mobilização da sociedade”, declarou a primeira dama. 

Quanto à implantação do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), Lucilene Peixoto informou que este é um sonho a ser realizado ainda em 2009. Composto por representantes do poder público municipal e membros da sociedade, o conselho vai discutir o problema com a população, principalmente o público mais jovem e, junto com a prefeitura, definir as políticas públicas a serem aplicadas no combate às drogas, priorizando ações preventivas para evitar que as pessoas sejam levadas à dependência química.

Elogios 

Uchoa elogiou a iniciativa da administração Roberto Sobrinho, parabenizou pelas conquistas e disse que a grande bandeira da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas é convencer as prefeituras de todo o País a criarem e implantarem os Conselhos Municipais Antidrogas. Essa, inclusive, foi o assunto principal que tratou com os administradores municipais, no I Encontro de Prefeitos que aconteceu nesta terça-feira, no auditório do Ministério Público. 

“Tem-se falado muito no combate ao narcotráfico e no tratamento dos dependentes, mas isso não resolve o problema. É preciso se antecipar e mobilizar a sociedade para que fale uma linguagem única no sentido de impedir que as drogas cheguem às crianças e jovens. Esse é o papel do Conselho Municipal Antidrogas”, declarou. 

O secretário colocou-se à disposição para o que for necessário, a começar pela capacitação de educadores e dos conselheiros ao trabalho preventivo.Também participaram do encontro, a chefe de gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, Mirian Saldaña, o coordenador de políticas públicas para a juventude, Samuel Pessoa e representantes de entidades não governamentais que atuam no combate às drogas em Porto Velho.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)