Porto Velho (RO) sexta-feira, 29 de março de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Presidente Alex Redano volta a destacar a importância do diálogo com os demais poderes e instituições

Deputado destacou as pautas que trataram sobre meio ambiente e o zoneamento na Casa de Leis


Presidente Alex Redano volta a destacar a importância do diálogo com os demais poderes e instituições - Gente de Opinião

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), concedeu entrevista nesta quinta-feira (02) na TV Allamanda, no programa SBT Rondônia, comandado pelo jornalista Beni Domingues Junior, onde falou sobre diversos assuntos, ressaltando o bom diálogo com os demais poderes e instituições na construção de uma relação harmoniosa.

Ele abriu a entrevista falando sobre os desafios desse ano, com a pandemia do coronavírus e sobre as ações do Parlamento, em meio à crise sanitária e de saúde. "De fato, foi um ano atípico e complexo, alguns projetos acabaram ficando apenas na ideia, como a de levar a Assembleia Itinerante para os municípios e para os bairros, mas voltamos às atividades normais, com sessões, audiências públicas e sessões solenes, seguindo os cuidados necessários", disse.

Para o presidente, "em Rondônia, há uma harmonia entre os poderes e instituições, cada um com seu papel, com a sua autonomia, mas estamos sempre buscando dialogar e somar forças em prol de Rondônia e da nossa população. É nisso que acredito e tenho trabalhado com essa motivação".

Indagado sobre a agenda de trabalho, Alex Redano enfatizou que "enfrentamos algumas batalhas, como a área ambiental, o zoneamento, que foi enviado para a Casa e aprovado. Avançamos e precisamos avançar. Dependemos muito do setor produtivo e é preciso criar as melhores condições para o produtor rural. Eu creio que terá um desfecho bom (o Zoneamento), mesmo com os embates que temos ainda".

Ele avaliou ainda que "nós tivemos avanços, em infraestrutura, com o programa Tchau Poeira, que vai fazer uma grande revolução nos municípios, a exemplo de Ariquemes, que já teve a avenida JK recapeada, está sendo feito na avenida Canaã e o Polo Moveleiro será todo asfaltado. Esse é um programa muito importante e que mostra a sólida parceria do Governo com o Legislativo, para levar esse benefício para os municípios e quem ganha com isso é a população".

Indagado se a Assembleia tem olhado também para o pequeno produtor, Redano disse que "todos os deputados estão sempre dando atenção a esse setor, como a destinação de emendas para a compra de implementos, a melhoria nas estradas, a contratação de horas/máquinas, e é importante para a nossa economia".

Outro tema tratado na entrevista foi a ampliação das discussões sobre a aproximação de Rondônia com a Bolívia, em especial com o Departamento do Beni. "Estive recentemente na Bolívia, nas tratativas de uma aproximação cada vez maior com o país vizinho. O alfandegamento em Costa Marques é um desafio e estamos muito confiantes de que se tornará realidade. A Bolívia tem sal, tem uréia e querem comprar praticamente de tudo em Rondônia. Esse comércio precisa ser intensificado e as tratativas estão avançadas e creio que teremos boas notícias no próximo ano", completou.

Redano assumiu a presidência do Colegiado de Presidentes de Assembleias Legislativas. Ele falou sobre a importância desse cargo. "Foi uma grande surpresa para mim, ter sido o escolhido. Estaremos debatendo pautas de Rondônia com os demais parlamentares, sempre buscando trazer benefícios e inovações para o Estado. É uma missão importante, porém complexa e estou bem animado de que faremos um trabalho positivo".

Ele aproveitou para avaliar que "muita gente fala em Amazônia e em meio ambiente, mas não conhece a nossa realidade, a nossa força produtiva e que preservamos muito do nosso território. Não aceito a interferência de ONG's e nem de outras nações na nossa política de desenvolvimento. Esse discurso de que estamos desmatando tudo, queimando tudo, não é verdade. Essa é uma pauta que sempre levaremos para o Colegiado de presidentes de Assembleia Legislativa".

Ao finalizar, Alex Redano disse que "deixo o meu abraço a todos, agradeço a forma como as pessoas me recebem, desde já desejo um feliz ano novo, com muita saúde e que essa pandemia seja de fato superada. Que Deus nos abençoe e nos guarde!"

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)