Porto Velho (RO) domingo, 7 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Pres.Fhemeron debate ações em encontro de gestores em BSB



O gerenciamento dos serviços de hemoterapia  como cadastramento de doador, dados sobre histórico de doenças, transfusões de sangue, pré-triagem, coleta, fracionamento, imuno-hematologia, sorologia e distribuição foi enfatizado pelo presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), Sid Orleans, durante o Encontro de Gestores da Hemorrede Nacional promovido pelo Ministério da Saúde, na manhã de ontem, quarta-feira, 21, em Brasília/DF. Ele também destacou a assinatura da portaria que criou a Câmara Técnica para discussão da política nacional de sangue, anunciado pelo ministro Ricardo Barros.

Durante o encontro, foram apresentadas estratégias implementadas para o controle da febre amarela no País. Todo o território brasileiro será área de recomendação para vacina contra a febre amarela. A ampliação, iniciando neste ano e sendo concluída até abril de 2019. A medida é preventiva e tem como objetivo antecipar a proteção contra a doença para toda população em caso de um aumento na área de circulação do vírus.

Foi apresentada também a nova plataforma do teste de ácido nucléico obrigatório em todas as bolsas de sangue coletadas pelos bancos de sangue públicos e privados do país e que passa a inserir a malária.

Sid Orleans enfatizou a importância do encontro e a ampla discussão sobre o sistema de informação Hemovida para estender a implantação do sistema em toda a hemorrede incluindo todos os municípios que dispõe de Hemocentro Regional ou mesmo agências transfusionais.  “O encontro foi importante uma vez que possibilita a troca de conhecimentos, bem como nos permite discutir e estabelecer protocolos uniformes para a prestação do serviço de sangue e hemoderivados à população”, salientou.

Fonte: Paulo Ricardo

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Missão de vida: pré-candidato coronel Vital reforça experiência de gestão pela segurança da sociedade

Missão de vida: pré-candidato coronel Vital reforça experiência de gestão pela segurança da sociedade

A experiência na condução da Segurança Pública de Rondônia e o conhecimento dos desafios enfrentados diariamente pelas forças policiais no combate à

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

A parlamentar destacou sua atuação nas articulações em Brasília desde 2023 e reafirmou o compromisso de continuar destinando recursos para fortalece

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebeu, nesta quarta-feira (3), autoridades do Departamento de Beni, na Bolívia, para uma reunião in

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (2), projetos de lei que autorizam a abertur

Gente de Opinião Domingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)