Porto Velho (RO) quinta-feira, 25 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura vai reforçar fiscalização ambiental em PVH


Uma ação integrada que envolve órgãos responsáveis pelo combate aos crimes contra o meio ambiente está sendo coordenada pela prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). O objetivo é reforçar as ações de fiscalização para flagrar os infratores que insistem nas agressões à natureza. Na tarde desta quinta-feira (14), uma reunião para definir estratégias de trabalho foi realizada na própria Sema e contou com a presença de representantes do Ministério Público (MP), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sedam), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Batalhão da Polícia Ambiental.
 
Com recurso de projeção audiovisual, o secretário Edjales Benício de Brito (Sema), explicou detalhadamente qual o plano da prefeitura para trabalhar em parceria com os demais órgãos (cada um em sua esfera de atuação) com vistas à preservação do meio ambiente na Capital, nos distritos ao longo da BR-364 e também nas comunidades ribeirinhas. “A ideia é integrar todos os órgãos para trabalharmos de forma planejada e construirmos um entendimento comum”, frisou.
 
O secretário também informou que, além do trabalho conjunto a ser realizado dentro de um plano macro idealizado pela prefeitura, ações pontuais deverão ser executadas por cada um dos órgãos fiscalizadores, conforme o planejamento estratégico que elaboraram individualmente. Enfatizou, ainda, que o plano municipal está caminhando para a fase final, e que o objetivo é colocá-lo em prática já a partir de março. “Estamos unindo forças para combater os crimes ambientais, otimizando tempo e recursos”, comentou.

“A política municipal de meio ambiente de Porto Velho, instituída pelo Código Ambiental – Lei Complementar Municipal 138 de 28 de dezembro de 2001 -, estabelece um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes administrativas e técnicas para orientar as ações do Poder Executivo quanto à utilização dos recursos ambientais, tanto no manejo, quanto na preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar no Município, condições ao desenvolvimento socioeconômico e à proteção da dignidade e qualidade da vida humana”, explicou Edjales Benício.
 
Atribuições
 
Dentre algumas atribuições dos agentes de fiscalização ambiental, destacam-se as vistorias, levantamentos e avaliações; verificar ocorrência de infração e lavrar o auto correspondente; elaborar laudos ou relatórios técnicos; intimar ou notificar os responsáveis pelas fontes de poluição; prestar atendimentos em casos de acidentes ambientais e encaminhar providências no sentido de sanar os problemas e prestar orientações visando a adoção de atitude ambiental positiva.
 
Fonte:  Augusto José

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)