Sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011 - 14h38
O distrito de União Bandeirantes, localizado a 160 quilômetros de Porto Velho, comemora o aumento da produção da banana, que já chega a 40 mil cachos por mês e o desenvolvimento de novas culturas, como a macaxeira, café, arroz, milho, melancia e folhagens.
O administrador do distrito, José Aparecido de Olive
ira (o Cido), que há dez anos mora no lugar, e há cinco está a frente da administração, explica que o apoio da prefeitura de Porto Velho está sendo fundamental para este crescimento. “Há seis anos, União Bandeirantes vivia praticamente isolada, as poucas produções eram escoadas com muita dificuldade, pois não tínhamos estradas, e era preciso pagar atravessadores. Temos um solo fértil onde tudo que plantamos evolui, mas era preciso investimento. E hoje temos um grande avanço, pois a atual administração olhou para este lado da cidade e abriu estradas, doou máquinas para a implantação de agroindústrias, onde foi preciso corrigir o solo, foi feito, e as produções agrícolas triplicaram”, disse Cido.
O administrador destaca que através da secretaria municipal de agricultura, foi possível instalar sete agroindústrias. “A prefeitura entregou seis máquinas para o beneficiamento de arroz e uma despopadeira para a associação dos produtores rurais de União Bandeirantes. com os investimentos cerca de quatro mil famílias estão sendo beneficiadas”, completou.
Cido ressaltou que hoje os caminhões da prefeitura levam os produtos do distrito para a Feira do Produtor. “Ali podem vender seus produtos, garantem sua renda e não precisam pagar atravessadores”, relatou.
Outro ponto destacado foi o crescimento da produção do café. “Temos hoje em toda a extensão de União Bandeirantes um total de dez milhões de pés de café plantados, e em breve o distrito se tornará um grande produtor também nesta área”, disse.
Ele lembrou ainda que a fruticultura também avança. “As perspectivas são as melhores para este ano. União Bandeirantes tem grande potencial para produzir diversas culturas e as parcerias que cada dia são maiores nos conduzem ao desenvolvimento”, finalizou.
Novas parcerias
Na sexta-feira (11/02) o prefeito Roberto Sobrinho, propôs uma reunião visando o fortalecimento do setor primário, e consequentemente da economia no setor rural de Porto Velho. Na avaliação do prefeito a parceria com o governo estadual será um importante aliado para garantir a instalação de mais agroindústrias, e também, a viabilidade de projetos que possibilitem o incremento da piscicultura, bovinocultura leiteira e aumento da produção agrícola. Para o secretário da Semagric José Wildes, “estreitar o diálogo com o Executivo estadual em busca de benefícios para o setor rural possibilitará a valorização da produção local”.
Fonte: Meiry Santos
Foto: Medeiros
Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari
Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia
A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian
Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)