Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura participa de evento sobre monitoramento do ar


A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal do Meio Ambiente (Sema), participou de evento sobre monitoramento da qualidade do ar na Capital, ocorrido no Aquários Selva Hotel. Cientistas da Universidade Federal de São Paulo (USP) e da Universidade de Manchester (Inglaterra) explicaram os estudos que estão sendo feitos com objetivo de identificar a origem da poluição do ar, que tipo de poluição e quais medidas poderão ser adotadas para reverter a situação.

O secretário adjunto da Semas, Flávio Morais, explicou que o Município firmou parceria com a USP em 2009 para monitorar a qualidade do ar em Porto Velho. Por sua vez, a Universidade de São Paulo mantém parceria com os cientistas ingleses, que desenvolveram um instrumento sofisticado para determinar com precisão a qualidade do ar em vários níveis na América do Sul. “Os ingleses montaram uma base aqui no hotel para analisar os dados coletados pelos equipamentos que estão a bordo de um avião”, disse o secretário. Ele acrescentou que o monitoramento será feito em toda a Amazônia e começou por Porto Velho, com 80 horas de vôos.

Dentre alguns itens a serem analisados, os cientistas buscarão respostas para os efeitos da fumaça na radiação solar, nas nuvens e na floresta. Para Flávio Morais, um dos maiores benefícios é a possibilidade da prefeitura sair do achismo para a efetividade da qualidade do ar no Município. “O resultado da pesquisa vai compor o relatório da qualidade ambiental 2012 que está sendo elaborado pela Sema”, frisou.

Estudos

O técnico do instituto meteriológico do Reino Unido, Bem Johnson, falou sobre o funcionamento do gerenciador de dados a partir do monitoramento atmosférico em Porto Velho. Os cientistas vão analisar a emissão de gases e partículas de aerossóis lançados na atmosfera e quais seus efeitos em seres humanos, plantas e animais. As pesquisas fazem parte do projeto Sambba (South American Biomass Burning Analyses) cujo objetivo é estudar as queimadas de biomassas em toda a América do Sul.

Estudos mostrados pelo professor/doutor da USP, Paulo Artaxo, demonstram que a concentração de ozônio na Amazônia está muito acima do limite estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelas leis brasileiras. “A fumaça aponta índices cinco vezes maiores do que se não houvesse queimadas”, comentou. Ele também afirmou que o resultado da pesquisa vai permitir a aplicação de políticas públicas corretas de controle das queimadas.

Parceria

A parceria da prefeitura com a USP, por meio da Sema, possibilitou a instalação de uma base de monitoramento da qualidade do ar no Parque Ecológico. O equipamento composto de vários filtros funciona como se fosse o aparelho respiratório humano. Ele capta as partículas de poluição lançadas na atmosfera para serem analisadas.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)