Porto Velho (RO) sábado, 27 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura leva educação em saúde para Albergue Feminino


A Prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde (Semusa), realizou palestra sobre tabagismo e alcoolismo no Albergue Feminino da capital rondoniense, na Avenida Jorge Teixeira. O trabalho coordenado pelo Núcleo de Educação em Saúde da Semusa tem como objetivo educar as pessoas para diminuir a incidência de doenças causadas pelo consumo do tabaco e bebidas alcoólicas.

Conforme a enfermeira Gelzirlane do Nascimento, do Núcleo de Educação em Saúde, as palestras de cunhos educativos e preventivos fazem parte do cronograma da secretaria e abordam os mais variados temas. Neste caso, também estão inseridas no calendário de atividades da Semusa, por meio da parceria firmada com a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus). “Foi um momento muito importante, onde tivemos a oportunidade de falar para as internas, os parentes que as visitavam e os funcionários do Albergue”, destacou.
Gelzirlane informa que, de acordo com pesquisas realizadas no País, é grande o índice de pessoas envolvidas com tabagismo e alcoolismo. O consumo dessas drogas lícitas tem aumentando de forma assustadora principalmente entre os jovens. Consequentemente, também vem aumentando a taxa de mortes causadas por doenças originadas do consumo de álcool e tabaco. Dentre elas, citou o câncer de pulmão e “doença pulmonar obstrutiva crônica”. Isso, segundo ela, para não falar das mortes no trânsito, provocadas por condutores embriagados.

Este ano várias atividades, como a que ocorreu no Albergue, já foram realizadas pelo Núcleo de Educação em Saúde em vários pontos da Capital, principalmente nas escolas e instituições públicas e privadas. O trabalho segue a política de saúde implantada na gestão do prefeito Roberto Sobrinho e as orientações do secretário Williames Pimentel (Semusa). “Além de apoiar e orientar a execução do projeto, o secretário nos estimula e fornece os meios necessários para que possamos levar educação em saúde à população”, comentou Gelzirlane.

Um dos principais temas a ser abordado este ano nas escolas será gravidez na adolescência. É que além dos problemas característicos de uma gestação precoce, as adolescentes poderão ser acometidas de várias outras doenças, inclusive aquelas sexualmente transmissíveis. Gelzirlane lembra que a melhor prevenção vem da educação e da informação.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)