Porto Velho (RO) quarta-feira, 9 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura lança projeto Saúde Cidadã


A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), lança no dia 11 de março o projeto Saúde Cidadã, cujo objetivo é envolver a população em geral, além das instituições públicas e privadas, na prevenção de doenças como a dengue, malária e febre amarela. O lançamento será no auditório da Igreja São Luis Gonzaga, no bairro Embratel.

Na época de chuvas, o acúmulo das águas aumenta os casos de dengue e malária porque a proliferação dos mosquitos transmissores das doenças é maior. No caso da febre amarela, a proliferação do mosquito também se dá em utensílios que acumulam água.

A Prefeitura quer sensibilizar a população sobre os cuidados e a prevenção às doenças para reduzir os casos. O trabalho será feito pelos agentes multiplicadores que serão capacitados pelo projeto.

Os participantes vão aprender, através de palestras, noções básicas sobre o combate ao mosquito, desde a prevenção até o que fazer em casos suspeitos das doenças. Os novos agentes também vão conhecer a realidade sobre o quadro das doenças na capital, desde os índices, até  as localidades onde ocorre o maior número de casos.

Consta que nos últimos meses aumentaram muito os casos de dengue, malária e febre amarela na capital. Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação e Saúde da Semusa, Naderge Moura, o projeto não vai erradicar as doenças, mas vai funcionar como um reforço das atividades que a Semusa já desenvolve para combater as doenças. “O que nós precisamos na verdade é de uma população cada vez mais esclarecida sobre como evitar as doenças e é essa  a proposta principal do projeto Saúde Cidadã: educar a nossa comunidade para a prevenção das doenças, assim a própria população se tornará uma parceira da secretaria de Saúde”, finalizou.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Plano Nacional de Educação é debatido na Assembleia Legislativa de Rondônia

Plano Nacional de Educação é debatido na Assembleia Legislativa de Rondônia

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou, na tarde desta segunda-feira (07), um Seminário Estadual para discutir o ‘Plano Nacional de

Deputada federal Cristiane Lopes participa da 4ª Cafecau e anuncia implantação do Centro de Excelência do Café em Cacoal

Deputada federal Cristiane Lopes participa da 4ª Cafecau e anuncia implantação do Centro de Excelência do Café em Cacoal

Durante a 4ª edição da Feira do Café e do Cacau (Cafecau), que já se tornou tradição no calendário estadual, Cristiane anunciou a destinação de R$ 1

Sindipan-RO e deputado Jean Mendonça unem forças para buscar soluções para o setor da panificação

Sindipan-RO e deputado Jean Mendonça unem forças para buscar soluções para o setor da panificação

Representantes do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Rondônia (Sindipan-RO) foram recebidos pela, Irma Fogaça, chefe de gabine

Gente de Opinião Quarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)