Porto Velho (RO) quinta-feira, 25 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura e Sintero buscam melhorias para os servidores municipais da educação


A segunda rodada de negociações entre prefeitura e Sintero – Sindicato dos Servidores da Educação -, aconteceu esta semana na Secretaria Municipal de Administração (Semad), com a participação do prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif. Também estiveram presente os secretários Marcos José Rocha (Educação), Marcelo Silveira (Ffazenda), Mário Medeiros (Administração) e José Elarrat (Planejamento e Gestão), além do presidente do Sintero, Manoel Rodrigues e outros integrantes da diretoria do sindicato.Prefeitura e Sintero buscam melhorias para os servidores municipais da educação - Gente de Opinião

Os servidores apresentaram pauta de reivindicações solicitando reposição salarial de 24,6%, auxílio transporte, auxílio alimentação, pagamento dos quinquênios, incorporação das gratificações ao vencimento, gratificação de insalubridade e periculosidade a quem de direito, aumento nas gratificações para quem trabalha na zona rural e para quem fizer especialização, dentre outros itens.

O secretário da Sempla apresentou as planilhas de custos da prefeitura com folha de pagamento, que já ultrapassam o limite prudencial de 51,15% da Lei de Responsabilidade fiscal. “Com o pagamento dos quinquênios, chegamos a 53%”, alertou. O prefeito Mauro Nazif acrescentou: “Fico triste em não poder atender de imediato o pleito dos servidores, pois essa sempre foi uma de nossas bandeiras”, mas informou que está buscando meios para aumentar a receita e implantar Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) a todas as categorias. A nota fiscal eletrônica, segundo ele, é uma alternativa para garantir melhorias aos servidores municipais, dentro do que for possível.

Mário Medeiros falou de algumas projeções técnicas e os impactos que terão sobre as receitas do Município, como os auxílios transporte e alimentação, por exemplo, sobre o vencimento básico dos trabalhadores. Depois de muitas análises, propostas e sugestões, foi marcada uma nova rodada de negociações para a segunda-feira (1º de abril), às 16 horas, na Sempla, quando esperam chegar a um consenso.

“Entendemos a situação da prefeitura, mas sabemos que há outras formas de garantir benefícios que não extrapolam a Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse Manoel Rodrigues. Ele agradeceu ao prefeito e sua equipe pela transparência nas informações técnicas e disposição para sentar na mesa de negociações. Mauro Nazif também agradeceu aos sindicalistas e garantiu que dentro da legalidade e das possibilidades, sua equipe vai trabalhar pela valorização dos servidores em todos os sentidos.

Fonte Augusto José
Foto: Frank Nery

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)