Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura e Família Rosetta colhem primeiros frutos de parceria inédita



A Prefeitura de Porto Velho e a Associação Casa Família Rosetta fundaram há cinco meses a Comunidade Terapêutica Nossa Senhora Aparecida, que tem como objetivo recuperar e reinserir na sociedade, mulheres dependentes químicas. Hoje a casa já atende a oito internas, mas tem capacidade para atender vinte. A primeira-dama do município, Lucilene Peixoto e a diretora geral da associação, Giusy Fulco, participaram ontem, 15, da primeira confraternização com as internas da comunidade, que apresentaram duas canções de natal. O coral dos Correios, Vozes do Leste, também se apresentou e recebeu flores ornamentais e artesanatos das internas produzidos por elas. “Tudo o que estamos vendo aqui hoje, é a comprovação que vale apena apostar nos sonhos. Ainda lembro o quanto fomos criticados, eu o Prefeito Roberto Sobrinho, quando apresentamos a proposta. Os resultados da recuperação das mulheres atendidas pela comunidade falam por si só, a presença dos parceiros que junto com a prefeitura apostam no futuro do projeto e das internas é o suficiente para continuarmos a trabalhar por todos e todas”, destacou Lucilene.

Recomeço

No dia anterior a inauguração da casa a comunidade recebeu a primeira interna, a mais recente tem quatro dias. Entre elas a história de uma paciente, de 37 anos, chamou a atenção da primeira-dama. Ela chegou em Porto Velho há 32 dias, e há 31 está internada. O irmão dela mora na capital há 3 anos, e quando descobriu a existência da casa, foi até Santa Catarina, onde ela morava e trouxe a irmã para ser tratada aqui e recomeçar a vida ao lado dele. “O caminho agora está se invertendo, antes as pessoas dependentes químicas, principalmente as mulheres, se quisessem se tratar, tinham que ir embora de Rondônia para outros estados buscar o tratamento. Agora, isto mudou, com esta instituição as mulheres de outros estados vão buscar aqui a ajuda que têm direito, como aconteceu com esta moça”, disse a primeira-dama. 

A catarinense já se internou duas vezes e não conseguiu levar os tratamentos à frente e também tentou várias iniciativas de se livrar da dependência, mas nada adiantou. Ela é dependente química há 19 anos, buscou o limite da resistência dela como dependente para saber até onde poderia ir. “Eu descobri, no “fundo do poço”, que não tinha medo de morrer, mas sim de não ter minha vida de volta. Quando o meu irmão me buscou em Santa Catarina para vir para Porto Velho, eu vi que era uma oportunidade que não poderia desprezar, afinal eu teria um familiar próximo e uma nova proposta terapêutica. Realmente aqui me sinto em casa, já desisti de três faculdades, de relacionamentos e da família por causa da dependência, agora eu sei que posso mudar isto e recomeçar a vida aqui em Porto Velho, que tem muita 

oferta de trabalho e vou refazer a minha vida”, disse ela à primeira-dama, Lucilene. 

Atendimento

As paciente ficam internados em regime fechado por 9 meses. Depois vem o semi-aberto e por último o tratamento no domicílio. Não há custo para a interna e nem para a família. A prefeitura de Porto Velho, através de convênio assinado pelo prefeito Roberto Sobrinho e a Associação Casa Família Roseta, garantiu a manutenção da comunidade e a contratação de funcionários. Para se internar é preciso fazer uma triagem e segundo a coordenadora da casa, Lorena Pinheiro, há um perfil de paciente específico. As famílias ou as próprias dependentes podem se dirigir ao centro de triagem que funciona da Rua Marechal Deodoro, 1213, no bairro Areal ou pelo telefone 3224-5112. 

A instituição funciona da BR 364, no quilometro 28, próximo ao município de Candeias do Jamari. A coordenadora da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Mara Regina, também esteve no evento além de representantes de outros parceiros da instituição. 

Fonte: Fabrícius Bariani

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)