Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura dá seguimento a recuperação da drenagem na Avenida Mamoré


Gente de Opinião

Gente de Opinião

Seguindo o que foi estabelecido no planejamento estratégico pela gestão Mauro Nazif, a prefeitura de Porto Velho realiza trabalho de recuperação do sistema de drenagem da Avenida Mamoré, entre a Rua Mário Andreazza e o Centro de Controle de Zoonoses, na Zona Leste da cidade. O objetivo é conter pontos de alagamentos e melhorar as condições de mobilidade urbana.

O servidor da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) Raimundo Martins, responsável pelo serviço, disse que homens e máquinas estão abrindo a drenagem principal, que fica no canteiro central da pista, para desobstruir a tubulação. Também está sendo realizada a manutenção na drenagem secundária, que liga a lateral da via à parte principal. “Constatamos que muitas manilhas estão quebradas, o que dificulta o escoamento da água e causa alagamentos”, informou, explicando que a situação chegou a esse ponto devido à falta de manutenção nas gestões anteriores.

Gente de Opinião

Para resolver o problema, é necessário substituir as manilhas quebradas, daí a necessidade de abrir a parte central e as laterais da avenida para instalar manilhas novas. Além disso, está sendo retirada grande quantidade de lixo e barro das tubulações. “A gente encontra garrafas, sacolas e copos plásticos, pedra, barro, madeira e até pneus velhos, entre outros objetos que as pessoas jogam na rua e são arrastados pela chuva e entopem a rede de drenagem”, lamentou o servidor municipal.

Em alguns trechos da via, a Semusb está construindo novas “bocas de lobos”, que são aberturas nas margens da via pública para captar as águas pluviais e fazer o escoamento até o sistema de drenagem principal. A correção no projeto original evita que sejam formadas poças nas laterais, o que compromete a mobilidade de veículos e pedestres.

Martins acredita que até o final desta semana, 90% do trabalho ficará pronto, inclusive a parte mais complexa, que é instalação de novas manilhas. “Ficarão faltando somente os reparos nas 'bocas de lobo' e, posteriormente, a pavimentação asfáltica por parte da Secretaria Municipal de Obras”, afirmou.

Por  Augusto José | Fotos  Frank Nery

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) realizou, nesta quarta-feira (17), a entrega do Título Honorífico de Honra ao Mérito à magn

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Com o objetivo de garantir melhores condições de acesso e fortalecer as ações de preservação ambiental, fiscalização e pesquisa desenvolvidas no Par

Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares

Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou em dois turnos, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 26/2026, encaminhada

Deputado Alex Redano solicita mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em Cacoal

Deputado Alex Redano solicita mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em Cacoal

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado, com cópia à Secr

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)