Porto Velho (RO) domingo, 28 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura apresenta 'Oito Dias de Ativismo Verde'


A Prefeitura de Porto Velho reuniu diversos parceiros no auditório do Sebrae, na tarde de ontem, terça feira (28), com objetivo de apresentar a proposta da 2ª edição dos Oito Dias de Ativismo Verde. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), o evento deverá ser realizado de 1° a 8 de junho, por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 do mesmo mês. “O objetivo foi discutir a nossa proposta e colher sugestões para criarmos um calendário integrado de atividades”, explicou a assessora executiva especial da Sema, Camila Azzi.

Na avaliação dela, um calendário conjunto de atividades voltadas para o meio ambiente resultará em grande mobilização dos parceiros e também da sociedade em geral. Além disso, o objetivo é promover maior integração entre as entidades pelos objetivos comuns. Camila Azzi declarou, ainda, que esta foi 1ª reunião para tratar do tema e apresentar a proposta da Sema elaborada pelos técnicos da secretaria municipal. Outros encontros serão realizados até que se chegue a um consenso sobre a programação a ser realizada de forma conjunta.

De acordo com a proposta da Sema, uma vasta programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente será realizada durante os Oito Dias de Ativismo Verde. Haverá plantio de mudas, palestras, exposições, shows, atividades recreativas, filmes, campanhas, farta distribuição de materiais educativos e shows musicais, dentre outras. “Queremos fazer a interligação entre ações públicas e privadas, utilizando as mais diversas temáticas para atingir nosso objetivo com diferenciados públicos”, comentou.

Parceiro

O coordenador do núcleo de educação ambiental do IBAMA, João Alberto Ribeiro, informou que o órgão foi parceiro da Prefeitura na 1ª edição do projeto, gostou por isso vai participar este ano também. “As propostas da Sema são importantes e estão de acordo com a filosofia de atuação do IBAMA”, disse. Ele sugeriu ações ambientais na administração pública, coleta seletiva e o consumo consciente pela população em geral.

Propostas

Após uma breve retrospectiva sobre os trabalhos realizados em 2011, Camila Azzi apresentou a propostas da Sema para a programação de 2012. “É importante deixar claro que nosso objetivo não é interferir na programação dos parceiros, mas somarmos esforços e trabalharmos de forma integrada, pois desta forma fortaleceremos ainda mais nossas ações”, enfatizou.

Conforme a proposta da Sema, logo após a abertura oficial da programação, que deverá ser realizada no Banzeiros no auditório do Sebrae, haverá palestra com uma autoridade de renome nacional na área ambiental. Nos demais dias, haverá plantio de mudas em Nova Mutum, recuperação de Área de Preservação Permanente (APP), mostra cultural com exposição de artes plásticas e de fotografias, passeio ciclístico, ciclos de palestras e debates, oficina sobre bioconstrução, campanha contra queimadas urbanas, pit stop em pontos estratégicos e atividades recreativas no Parque Ecológico com café solidário.

Várias sugestões de datas e atividades foram feitas. Todas serão analisadas e discutidas em outros encontros para a elaboração do calendário conjunto. Outras entidades ficaram de apresentar suas propostas nas próximas reuniões. O encontro contou com a presença de representantes da Igreja Católica, Eletrobrás, Ecoporto, Santo Antônio Energia, Eletronorte, Fiero, Fimca, Ulbra, São Lucas, Organizações Não Governamentais (ONGs) e das secretarias municipais.

Fonte:  Augusto José
 

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)