Quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007 - 12h45
Prefeitura apóia marchinha sobre a violência contra a mulher
Além das campanhas no sentido de conter os excessos durante o carnaval - a exemplo das ações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids), gravidez na adolescência etc. a Prefeitura aproveita a época para difundir melhor a Lei Maria da Penha, que prevê punições mais rigorosas nos casos de violência física contra a mulher. Com a nova lei, homem que bate em mulher agora não cumpre simplesmente uma pena social. O infrator vai preso mesmo, e sem direito à fiança.
A Coordenadoria Municipal de Mulheres vai realizar um trabalho de conscientização neste carnaval. Os bailes, desfiles de escolas e blocos vão ter a participação de equipes de técnicos que vão distribuir panfletos e orientar os foliões para que não cometam nenhum tipo de violência contra as mulheres. Nós sabemos que acabar com a violência contra a mulher não é uma tarefa fácil, pois envolve uma série de problemas sociais, mas estamos chamando a atenção para esse assunto, de todas as formas e neste carnaval também continuamos a trabalhar para tentar inibir o alto índice deste tipo de crime, disse a primeira dama Lucilene Peixoto, empenhada pessoalmente no apoio à campanha e ao lançamento da marchinha Nem venha meu bem, nem venha, de autoria do compositor Waldison Pinheiro, carnavalesco dos mais tradicionais da capital, cujo autor, Waldison Pinheiro, já dirigiu a escola de samba Asfaltão. Ele conta como surgiu a idéia: um dia estávamos numa roda de amigos que me sugeriram uma composição que abordasse a violência contra a mulher, e como a lei Maria da Penha foi aprovada há pouco e com todo o louvor, decidi compor Nem venha meu bem, nem venha, para incentivar a paz entre homens e mulheres, não só neste carnaval, espera.
A Prefeitura estará lançando a marchinha na próxima sexta-feira (9), durante o Baile Municipal, que será realizado no clube Cabanas com o intuito de resgatar a tradição dos antigos bailes de carnaval já realizados na capital. O lançamento também vai ter a participação do grupo As Pastoras, do qual faz parte a diretora social da escola asfaltão Silvia Pinheiro. O patrocínio para a gravação do CD, também é da Prefeitura. Conheça a letra da música:
NEM VENHA MEU BEM, NEM VENHA
Autoria: Waldison Pinheiro
Quem foi que disse
Que pode descer a lenha
Nem venha, nem venha
De hoje em diante
Tem a lei Maria da Penha
Nem venha meu bem
Nem venha
Antigamente era um disse me disse
Que a mulher desse malandro
Só vivia a apanhar
Mas hoje em dia o malandro não se engana
Se ele bater na mulher
Ele vai em cana.

Sábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)