Terça-feira, 27 de dezembro de 2011 - 20h51
Cerca de R$ 4 milhões serão injetados na economia local com o pagamento do abono específico que o município concederá aos profissionais da educação de Porto Velho e também a diferença do qüinqüênio devido ao grupo magistério. O abono, batizado pelo prefeito de 14º salário, será pago a 5.418 servidores da educação entre professores e grupo de apoio. Eles já haviam recebido o abono de Natal, de R$ 200, concedido a todos os servidores do município — perto de 12 mil. O benefício só não é legalmente o 14º salário porque será pago com valores diferenciados.
Só com o abono a prefeitura desembolsará R$ 3,93 milhões. Professores nível superior receberão R$ 1mil de gratificação; nível médio, R$ 700 e o pessoal do apoio, R$ 400. O prefeito Roberto Sobrinho destacou que já havia pago este tipo de abono específico ao pessoal do magistério. Os recursos para o pagamento virão dos 25% do orçamento destinado constitucionalmente ao setor.
Por ser uma verba específica, o prefeito adiantou que o desembolso não irá onerar o tesouro municipal. “Decidimos conceder esse abono, que decidi chamar de décimo quarto salário, depois de fazer um balanço das contas da educação. E foi constatada uma sobra de recursos que daria para pagar o benefício. Eu poderia ter usado esse dinheiro para obras ou compra de equipamentos para o setor, mas decidir investir em pessoal, pois sei da importância dos servidores da educação para o bom desempenho da pasta”, disse.
Sobre o pagamento da diferença do qüinqüênio, o prefeito explicou que receberá o benefício os servidores que tem a receber até o montante de R$ 4 mil. A intenção do prefeito é efetuar o pagamento até a próxima sexta-feira, 28, mas vai depender da votação do projeto de lei na Câmara Municipal de Porto Velho. A mensagem encaminhando a proposta foi entregue nesta terça-feira, pelo próprio prefeito ao presidente da Casa, vereador Eduardo Rodrigues. A matéria será votada em uma sessão extraordinária.
Fonte: Joel Elias
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)