Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prefeito reúne com secretários e pede austeridade


O prefeito Roberto Sobrinho realizou na manhã desta terça-feira, 03, uma reunião de trabalho com sua equipe de governo. Participaram do encontro os secretários municipais, adjuntos e coordenadores. Na reunião que durou cerca de três horas foram tratados assuntos com vistas ao fechamento do segundo mandato. Roberto Sobrinho abriu o encontro falando aos secretários da necessidade de se adequar os gastos da prefeitura às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

E caso seja preciso, haverá corte nos gastos para não comprometer o município, colocando em risco o não comprimento do que determina a legislação. “Estamos a seis meses do fim do mandato e precisamos tomar algumas medidas para o fechamento do exercício em conformidade com a lei. São medidas que não irão afetar os trabalhos da prefeitura, mas se for preciso daremos um freio na execução orçamentária e financeira para entregarmos uma máquina enxuta ao nosso sucessor”, disse o prefeito.

Uma das preocupações do prefeito é com a queda na arrecadação do município com a redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que caiu em torno de 14% (cerca de R$ 30 milhões). O FPM é uma transferência de recursos feita da União para os municípios. Previsto na Constituição Federal, é composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Na reunião, o prefeito pediu a colaboração dos secretários para adotarem medidas que possibilite a redução de custeio com a conta de água, luz, telefone, veículos, combustíveis, aquisição de material, entre outros gastos que podem ser reduzidos. Também foram tratadas questões como inaugurações de obras importantes para a cidade como os viadutos, o Terminal Hidroviário do Cai N’água e as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) da zona leste e zona sul.

Outro assunto abordado foi o projeto cultural “Porto Velho Mostra a Sua Cara, que fará parte da programação de aniversário da cidade. O projeto é coordenado pela primeira-dama do município, Lucilene Peixoto, com o apoio da Fundação Cultural Iaripuna. Ao final do encontro, o prefeito Roberto Sobrinho disse a todos os secretários e coordenadores que nenhum deles está autorizado a pedir nada em seu nome. ”Temos que zelar pela nossa administração e essa tarefa cabe a cada um que participa deste governo preservando a ética e a transparência”, finalizou.

Fonte: Joel Elias
Foto: Medeiros

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)