Porto Velho (RO) domingo, 28 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

'Porto Velho mais Verde' chega aos distritos


 
Será neste domingo, 21, o lançamento do programa “Porto Velho mais Verde nos Distritos”. O primeiro distrito a receber campanha de arborização realizada pela prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema), será União Bandeirante, distante cerca de 130 quilômetros da capital. A iniciativa é o desdobramento do programa principal lançado em novembro do ano passado com o plantio de cinco mil mudas em cinco minutos, na área urbana de Porto Velho. 

Em União Bandeirante o objetivo é o plantio de duas mil mudas nas principais vias públicas do distrito. Para o cumprimento da meta, foi deslocada nesta quarta-feira, 17, para a comunidade, uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que passará aos moradores orientações necessárias sobre a maneira adequada de se fazer o plantio e o cultivo das mudas. Pela parceria feita com a comunidade, a população local está encarregada de abrir as covas, arranjar terra preta e cuidar das mudas que serão distribuídas pela Sema. “Acreditamos no sucesso dessa iniciativa por estamos trabalhando a campanha de forma articulada com a população. E esse apoio dos moradores é importante porque são eles que vão tratar as mudas para que as perdas seja o mínimo possível. Tivemos essa experiência na capital e os resultados foram positivos. Do total de cinco mil mudas plantadas, apenas 10% não vingaram. Para um plantio dessa envergadura o tolerável é as perdas ficarem entre 20% a 25%”, explicou o secretário municipal do Meio Ambiente, Aguinaldo Ferreira. ..
Depois de União Bandeirante, o próximo distrito a ser arborizada será Jacy-Paraná, distante cerca de 90 quilômetros de Porto Velho. A Sema trabalha com a expectativa de executar a campanha na localidade do no dia da realização do projeto “Tenda da Cidadania”, marcado para o dia 11 de abril. No dia da campanha a previsão é que sejam plantadas 600 mudas no entorno da praça e nas principais vias do distrito.

Um milhão de mudas

Desde o lançamento do programa Porto Velho mais Verde, no dia 27 de novembro do ano passado, até ontem, o Departamento de Educação Ambiental da Sema já contabilizava o plantio de 11 mil mudas na área urbana da cidade. Além das vias públicas, o plantio também foi estendido para locais fechados como os condomínios. Um total de 10 condomínios já foram beneficiados com a campanha de arborização. Em cada um deles foram plantadas aproximadamente 500 mudas, que estão sob os cuidados dos moradores desses conjuntos habitacionais.“Estamos agora no aguardo da campanha que será lançada pela Eletrosul que prevê o plantio de 20 mil mudas. O projeto está em fase de conclusão e acreditamos que ainda na primeira quinzena de abril essa campanha já esteja em execução”, afirmou o secretário, lembrando que a meta do programa Porto Velho mais Verde é o plantio de um milhão de mudas nas áreas urbana e rural da capital, até o final do segundo mandato do prefeito Roberto Sobrinho, que vai até 2012. 

No lançamento da campanha foram plantadas mudas de ipê amarelo, ipê roxo, andiroba, oiti, jatobá e açaí ao longo das avenidas Jorge Teixeira e Lauro Sodré. Na segunda etapa foram plantadas mais cinco mil mudas nos condomínios da capital e de acordo com levantamentos da Sema, existe hoje em Porto Velho um déficit de mais de 300 mil árvores, número que será reduzido gradativamente com a execução da campanha de arborização. 

Sobre a campanha, o secretário Agnaldo lembrou que arborizar uma cidade não significa apenas plantar árvores em ruas, jardins e praças, criar áreas verdes de recreação pública e proteger áreas verdes particulares. Além disso, a arborização deve atingir objetivos de ornamentação, melhoria microclimática e diminuição da poluição, entre outros benefícios que podem trazer à população, como a diminuição da temperatura.“As árvores e outros vegetais interceptam, refletem, absorvem e transmitem radiação solar, melhorando a temperatura do ar no ambiente urbano. No entanto, a eficiência do processo depende das características da espécie utilizada, tais como a forma da folha, a densidade foliar e o tipo de ramificação. Por isso trabalhamos com espécies nativas que têm mais chance de vingarem”, explicou.

Fonte: Joel Elias 

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)