Porto Velho (RO) quarta-feira, 24 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Porto Velho comemora o Dia de Combate à Malária com redução significativa dos casos da doença


Desde o ano de 2009, a Santo Antônio Energia executa o Plano de Ação de Controle da Malária em Porto Velho visando a redução de casos da doença. Já foram investidos mais de R$ 12 milhões nas ações que envolveram contratação de mão-de-obra, construção de pontos de apoio, aquisição e distribuição de equipamentos (veículos, microscópios, termonebulizadores, mosquiteiros, entre outros) e  realização de mobilizações.

Mais de 30 mil Mosquiteiros Impregnados de Longa Duração (Mild) foram instalados em várias comunidades dentro das regiões de saúde do município como Jacy-Paraná, distrito de Rio Pardo, Joana D´Arc e Baixo Madeira, e também nas terras indígenas Karitiana e Karipuna. As telas impregnadas com inseticida não prejudicial à saúde humana são instaladas em camas, berços e redes. Elas têm a capacidade de repelir, imobilizar e matar o mosquito transmissor da Malária, diminuindo significativamente os casos da doença. Os equipamentos já são utilizados com frequência na África. Aqui no Brasil, a Santo Antônio Energia foi a primeira empresa privada a realizar sua distribuição em larga escala.

Tantas ações tiveram resultados significativos e hoje, 25 de abril, Dia Mundial de Combate à Malária, Porto Velho tem muito o que comemorar. Se em 2007, um ano antes do início das obras da usina hidrelétrica Santo Antônio, a Incidência Parasitária Anual (IPA) era de 85,9 casos de Malária por grupo de mil habitantes, em 2012 o número foi de 27 casos por mil habitantes, o que corresponde a uma redução de 30%. Com isso, segundo a classificação do Ministério da Saúde, o município passou de alto para médio risco de adoecimento. Outro dado importante foi a redução de Malária causada por Plasmodium falciparum, responsável pelaforma mais graveda doença. O número passou de 19,9% em 2007 para 3,03% em 2012, resultado melhor do que o verificado no restante da Amazônia Legal.

Mas os trabalhos da Santo Antônio Energia no combate à Malária não terminaram. As ações seguem até 2015. Serão mais de R$13 milhões em investimentos. “Estamos felizes com os resultados dos trabalhos que são  realizados em parceria com a prefeitura  e que contam com o engajamento da população que recebe bem as equipes de endemias e usa corretamente os mosquiteiros. Esperamos que, cada vez mais, os números referentes à Malária continuem reduzindo em Porto Velho”, declara o biólogo da Santo Antônio Energia, Kaio Ribeiro, responsável pelo trabalho.

Para comemorar os bons resultados de diminuição da malária, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Santo Antônio Energia, realiza hoje, a partir das 9h, no centro administrativo do distrito de Jacy-Paraná, várias atividades para adultos e crianças que poderão se sensibilizar sobre a prevenção, transmissão e tratamento da doença.

 Fonte: Carla Nascentes
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)