Terça-feira, 29 de setembro de 2009 - 17h07
Nesta quarta-feira, dia 30, o Governo de Rondônia assina o acordo de cooperação para a execução descentralizada das ações do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura (MinC) e os convênios dos 30 Projetos dos Pontos de Cultura em Rondônia. O evento será no Rondon Palece Hotel, às 14h, e contará com a presença do governador Ivo Cassol, do diretor de Programas Integrados da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Vinícius Palmeira, e do Secretário de Estado da Cultura, dos Esportes e do Lazer, Jucélis Freitas, dentre outras autoridades.
Após a assinatura dos convênios a comemoração continua com a apresentação de grupos folclóricos, fanfarras, performances poéticas e shows musicais a partir das 20h na Praça das Caixas D’Água. “Esta é uma importante ação do Governo do Estado para o desenvolvimento da cultura em nosso estado. Serão 30 instituições desenvolvendo atividades culturais de formação e entretenimento em todas as regiões do estado durante três anos com recursos disponibilizados pelo Governo do Estado e Ministério da Cultura”, destaca Jucélis Freitas, secretário da Secel.
Além da solenidade oficial para assinar os convênios a Secel também promoverá um treinamento para os representantes dos Pontos de Cultura. Das 8h às 12h o parecerista dos projetos selecionados para o Ponto de Cultura, Walber Marialva, será ministrada uma palestra no auditório do Rondon Palace Hotel sobre o tema “Administração do Ponto de Cultura e Prestação de Contas”, “Estamos empenhados em repassar os recursos públicos às entidades culturais, mas também estamos preocupados com a eficácia na aplicação dos investimentos, por isso será feita uma detalhada explanação aos presidentes e administradores das instituições contempladas no edital”, enfatiza Luis Gouveia, gerente de cultura da Secel.
Com a assinatura dos convênios o Governo do Estado repassará os recursos para o primeiro ano de atividade dos Pontos. Ao longo de três anos serão destinados pelo Governo do Estado de Rondônia R$ 1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil reais) e pelo Governo Federal R$ 3.700.000,00 (três milhões e setecentos mil) às instituições contempladas no Edital de Seleção. Cada Ponto de Cultura receberá o total de 180.000,00 (cento e oitenta mil reais), divididos em três parcelas de R$ 60 mil. “Esta festa é o primeiro passo do projeto Pontos de Cultura. O mais importante serão as atividades realizadas por essas 30 instituições junto à população beneficiada”, lembra José Monteiro, coordenador dos Pontos de Cultura.
Fonte: Malu Calixto
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)