Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Peritos participam de seminário em Porto Alegre


Peritos do Instituto de Criminalista de Rondônia participam a partir de hoje (15.11), em Porto Alegre do I Seminário Brasileiro de Engenharia Forense. A perícia rondoniense está sendo representada pelos profissionais, Cláudio Gomes da Silva (Cacoal), Geraldo Sena (Crea-RO) e Edílson Almeida de Souza (Simpec).

O evento tem por objetivo promover o desenvolvimento da Engenharia Forense nacional, a partir do fornecimento de subsídios teórico-práticos a profissionais atuantes em perícias de engenharia, visando à capacitação e o seu aprimoramento nas áreas de incêndios em edificações e em veículos; desabamentos; acidentes do trabalho; explosões, perícias mecânicas diversas; perícias elétricas-eletrônicas diversas; eletroplessão; furto de água; energia; pulso telefônico; e sinal de TV a cabo.   

Durante o evento, que conta com a participação de peritos de vários estados do país, estão sendo discutidos entre outros temas: 'A Engenharia Forense no âmbito da criminalística estática, dinâmica e pós-moderna'; 'Elementos básicos na investigação de incêndio; 'Responsabilidade criminal do acidente de trabalho'; 'Diagnose de incêndio em veículos'; e 'A imprensa nos locais de crime: técnicas de relacionamento'.

Para o presidente do Sindicato dos Peritos Criminalísticos de Rondônia (Simpec), Edílson Almeida, seminários dessa natureza são de suma importância para melhoria do trabalho desenvolvido pelos peritos que atuam municípios de Rondônia. "Com a perspectiva da construção de duas usinas hidrelétricas no estado, certamente, haverá demanda de problemas de segurança. Por isso, é importante que a perícia criminal esteja preparada no âmbito da Engenharia Forense", afirmou o representante classista.

Segundo Edílson Almeida, a diretoria do sindicato, apesar da falta de apoio dos órgãos ligados a Polícia Científica, vem fazendo todos os esforços para possibilitar a participação dos seus filiados em debates técnico-científicos. "Se tivéssemos apoios, um número maior de profissionais da perícia poderiam está participando desse e de outros eventos, que além de possibilitar a obtenção de novos conhecimentos, proporciona a troca de experiências", afirmou.

Durante sua estada na capital gaúcha o presidente do Simpec também esteve participando da reunião do Conselho Deliberativo e Consultivo da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), onde ocupa o cargo primeiro secretário, discutindo as diretrizes da entidade para o próximo ano e avaliando o trabalho desenvolvido em 2006.

Fonte: Julio Aires

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) realizou, nesta quarta-feira (17), a entrega do Título Honorífico de Honra ao Mérito à magn

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Com o objetivo de garantir melhores condições de acesso e fortalecer as ações de preservação ambiental, fiscalização e pesquisa desenvolvidas no Par

Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares

Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou em dois turnos, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 26/2026, encaminhada

Deputado Alex Redano solicita mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em Cacoal

Deputado Alex Redano solicita mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em Cacoal

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado, com cópia à Secr

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)