Porto Velho (RO) domingo, 28 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Passeata e protestos marcam o segundo dia de greve


O segundo dia de greve dos trabalhadores em educação foi marcado por diversos atos de protesto no interior e por uma grande passeata no centro de Porto Velho.

Na Capital o movimento reuniu trabalhadores em educação estaduais e municipais, que iniciaram a greve no mesmo dia.Passeata e protestos marcam o segundo dia de greve - Gente de Opinião

Logo cedo foi realizada uma assembleia na Praça das Três Caixas D’Água, de onde os educadores saíram em passeata pelas ruas e avenidas centrais. O primeiro destino foi o Palácio do Governo, local escolhido para um ato público visando cobrar do governo o atendimento das reivindicações.

Em seguida a passeata se dirigiu à sede da Prefeitura de Porto Velho para cobrar do prefeito reajuste salarial e a valorização dos trabalhadores em educação municipais.

De acordo com a direção do Sintero, neste segundo dia de paralisação a greve ganhou mais adesões tanto na Capital quanto no interior, em relação ao primeiro dia.

Em alguns municípios do interior a greve atinge 100% das escolas. Na média estadual o movimento conta com a adesão de aproximadamente 75% dos profissionais. No município de Porto Velho a adesão é superior a 80%.

Os trabalhadores em educação estaduais reivindicam, entre outros itens, reajuste salarial de 15%, destinação de verba para pagamento da licença prêmio, ampliação do auxílio transporte para todo o Estado, auxílio alimentação da mesma forma que já recebem outras categorias de servidores públicos estaduais, retorno do auxílio saúde aos aposentados, e a aprovação do plano de carreira.

Esta já é uma contraproposta construída e aprovada pelos trabalhadores em educação em assembleia estadual.

A direção do Sintero avalia que o governo tem condições de atender a todas as reivindicações se tiver boa vontade.

Isso porque o governo pode investir mais em educação, saindo do percentual mínimo exigido por lei, que é 25% do orçamento.

Durante a manifestação os trabalhadores em educação criticaram a terceirização de serviços públicos, prática que constitui um dos principais ralos do dinheiro público e dá margem à corrupção.

A greve continua segunda-feira quando os trabalhadores em educação voltam a se reunir na Praça das Três Caixas D’Água.

Os trabalhadores em educação do interior já se organizam para a possibilidade da realização de grandes caravanas de todos os municípios para a Capital, onde a categoria poderá organizar acampamentos em frente ao Palácio do Governo e na Seduc.

Na quinta-feira, dia 1º, a direção do Sintero será recebida em audiência pelo governador Confúcio, quando espera ver atendidas as reivindicações.

Já a greve dos trabalhadores em educação municipais conta com a expectativa da reunião com o prefeito Roberto Sobrinho, marcada para terça-feira, dia 28/02.

Fonte: Sintero

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)