Segunda-feira, 11 de junho de 2012 - 11h49
Os municípios de Vale do Paraíso e Alto Paraíso contam com o serviço de exames laboratoriais gratuitos. A parceria da prefeitura das duas cidades com o Nativida (Núcleo de Atendimento em Triagem Neonatal) garante assistência às gestantes que necessitam realizar exames essenciais durante a gravidez. Durante o pré-natal as futuras mamães realizam check-up para identificar e tratar doenças que possam afetar o desenvolvimento do bebê. Através da parceria são realizados exames de Hepatite A, B e C, HIV, Sífilis, Toxoplasmose e Rubéola, sendo este último disponível apenas em Vale do Paraíso.
A coleta do material a ser examinado é feita pelas unidades de saúde de cada município e encaminhadas para o laboratório do Nativida em Porto Velho. Segundo José Augusto Neto, gerente administrativo do Nativida, o material utilizado na coleta e os custos de envio pelo correio das amostras são custeados pelo laboratório. “Para facilitar o trabalho dos profissionais de saúde das unidades de coleta, o Nativida disponibiliza o material e arca com os custos de postagem. Além disso, os coletadores recebem treinamento para realizar este tipo de atendimento”. São recebidas por mês cerca de 40 amostras envidas pelos dois municípios.
Em Alto Paraíso o atendimento é oferecido pelo Centro de Saúde Osvaldo Cruz. Já em Vale do Paraíso o serviço é disponibilizado através da Unidade Municipal de Saúde Vale do Paraíso.
Fonte: Eficaz Comunicação
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)