Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Orleans discute Licenciamento Simplificado da Vigilância


 
A proposta de estabelecer regulamento especial que possibilite o licenciamento sanitário simplificado com base em critérios de classificação de risco foi discuta na manhã de quarta-feira, 18, durante Audiência Pública, realizada na Câmara Municipal de Porto Velho, com a participação da Fiscal Municipal da Vigilância Sanitária Yete Baleeiro Brack, da Diretora do Departamento de Vigilância Sanitária, Daniele Silva de Souza, vereadores e outras autoridades.

Ao presidir a mesa, o vereador Sid Orleans (PT), que também propôs a realização da Audiência Pública, destacou que a discussão é uma forma de subsidiar a apresentação do projeto de lei de autoria do Executivo Municipal que dispõe sobre a política de promoção, proteção e recuperação da saúde no âmbito da Vigilância Sanitária em Porto Velho. Segundo o parlamentar, a matéria deve ser votada na sessão que será realiza segunda-feira, no plenário do Legislativo Municipal.

“A intenção é promover uma ampla discussão sobre as alterações que o projeto propõe, principalmente na questão da documentação da Vigilância nas atividades de baixo risco que poderá ser emitida via internet, facilitando a vida dos pequenos empresários”, resumiu Sid.

Yete Baleeiro destacou a agilidade no processo para o Alvará de Licenciamento simplificado da Vigilância Sanitária para empreendimento de baixo risco e também lembrou que a Prefeitura, através do Decreto 14.143, de março deste ano, institui a Classificação de Risco Sanitário inerente a produtos e serviços sujeitos a fiscalização sanitária de todos os estabelecimentos públicos e particulares, comerciais, fundacionais, institucionais no âmbito do município de Porto Velho.

Para ela, o licenciamento simplificado é uma realidade que facilitará a possibilidade de determinados segmentos poderem requerer essa documentação pela internet através do portal: http://www.empresafacil.ro.gov.br/,  visando evitar uma peregrinação por diversos órgãos estaduais, federais e municipais para a emissão de documentos. “Porto Velho não pode ficar atrás desse avanço”, simplificou.

Fopnte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) realizou, nesta quarta-feira (17), a entrega do Título Honorífico de Honra ao Mérito à magn

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Com o objetivo de garantir melhores condições de acesso e fortalecer as ações de preservação ambiental, fiscalização e pesquisa desenvolvidas no Par

Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares

Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou em dois turnos, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 26/2026, encaminhada

Deputado Alex Redano solicita mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em Cacoal

Deputado Alex Redano solicita mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em Cacoal

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado, com cópia à Secr

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)