Porto Velho (RO) quarta-feira, 24 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Opinião de Primeira - 03/10/2013


PORQUE ESTE PAÍS PRECISA DE ELEIÇÃO A CADA DOIS ANOS?

No dia seguinte à última eleição, já iniciou a corrida dos políticos rumo à 2014. A legislação eleitoral, que abriu espaço para disputas a cada dois anos, obriga o brasileiro a participar do que os políticos criaram  e transformaram em lei, como se fosse um brinquedo, só para eles. Paralisam-se  vários setores do país, a cada um ano e meio, fazendo de conta que todos os nossos problemas serão resolvidos pelos Messias que sairão das urnas. Na prática, o que se tem visto é o contrário. Cada vez, no geral, sai coisa pior.  O argumento de que várias eleições aprimoram o processo democrático já teve validade, mas não tem mais. Agora, eleição é custo, é despesa, é retrocesso, é abrir espaço para a mesmice; é proporcionar oportunidade de corrupção e velhacaria, sempre sublinhando que há exceções e elas merecem ser  citadas. Num país onde há 32 partidos, a maioria deles nanicos e transformados em balcão de negócios, que democracia será aprimorada com eleições a cada dois anos, como querem nos empurrar goela abaixo? Como deixar o país fluir, funcionar, trabalhar, pensar no futuro, se num momento fecha-se as urnas e no dia seguinte já se começam a falar e trabalhar (eles, é claro), em direção à próxima eleição?

 

A reforma eleitoral, claro não saiu. Apareceu um mini arremedo, que não muda nada e não serve para nada. Na essência, tudo continua igual. Por isso é fundamental que a população se mobilize, que dê um basta a essa porcaria de uma eleição colocada na outra. Uma disputa eleitoral a cada quatro anos está de bom tamanho. Porque, prejuízo por prejuízo, é muito melhor sofrermos a cada quatro anos do que a cada dois. Mas só o povo pode mudar isso. Para os políticos e dependesse deles, teríamos que votar todos os anos. Porque, afinal, esse é o grande interesse deles. Não é o nosso....

 

PIOROU MUITO

 

Rondonienses andam indignados com os péssimos serviços do aeroporto de Brasília, que piorou desde que foi privatizado. Há uma série de problemas, incluindo o jogo de João Bobo, que fazem para quem com quem voa para Porto Velho. Os  passageiros são chamados a um portão. Têm que pegar um ônibus, atravessar o aeroporto e esperar. Cinco minutos antes do voo, soa o aviso de que o portão é outro, no lado oposto. Isso sem falar na falta de estrutura, apoio e informação. Há vários voos em que o problema é muito sério.

PADRE TON NA NET

De todos os pré-candidatos ao Governo, o deputado federal Padre Ton é o que mais tem usado as redes sociais. É comum o nome indicado pelo PT para concorrer ao Palácio Presidente Vargas, fazer postagem de prestação de contas, liberação de verbas para municípios, textos em defesa dos índios e outras minorias. Nas pesquisas informais que circulam no Estado, o nome do petista sempre aparece, mesmo ainda longe do pódio. Mas é bom lembrar que jamais deve se subestimar um petista numa campanha eleitoral...

A TURMA DA BALSA

Nunca uma balsa reuniu tantos pesos-pesados da política. Audiência pública em Costa Marques, para tratar da implantação do serviço,  ligando o Brasil à Bolívia, levou uma turma da pesada até aquela área de fronteira. Lá estiveram o governador Confúcio; o presidente da Assembleia, Hermínio Coelho; o deputado Lebrão (que propôs o debate); deputados federais Marinha Raupp e Anselmo de Jesus, vários deputados estaduais. Todos discursando, é claro, pela balsa.

TURMA BOLIVIANA

Mas não ficou só aí. Participaram do evento o comandante do da 17ª Brigada de Infantaria de Selva; o prefeito de Costa Marques, Chico Território; outros prefeitos da região e muitos vereadores de municípios da BR-429. Ainda presente a turma boliviana, em peso. Ou seja, ao que tudo indica, a balsa vai mesmo se tornar realidade. Só depende agora de estudos técnicos, para ver se a profundidade do rio Guaporé suportar uma balsa para grandes carregamentos.

NA OPOSIÇÃO

Na reunião do PSD, ontem, na Câmara de Porto Velho, as principais lideranças estavam presentes: Moreira Mendes, o comandante do partido; Hermínio Coelho, o virtual nome para disputar o Palácio Presidente Vargas e o prefeito de Ouro Preto, Alex Testoni que, se a eleição fosse hoje, não entraria na disputa. A tendência atual é de que o PSD seja oposição ao peemedebista Confúcio Moura. Testoni, prefeito de uma cidade que tem tido grande apoio de Confúcio, não quer, ao que tudo indica, brigar com a turma que o tem ajudado muito. O quadro é esse, hoje, embora, é claro, possa mudar lá na frente.

OS PROBLEMAS DE MARINA

Duas questões envolvem a criação (ou não) do Rede de Sustentabilidade, cuja criadora e única liderança é Marina Silva. A primeira é que não haviam sido conseguidas as 50 mil assinaturas que faltavam para que o partido seja criado. Para que isso ocorra, já que a decisão é nesta quinta, se terá que pisar na legislação eleitoral. Mas o outro aspecto é assustador. O Sustentabilidade teve nada menos do que 90 mil assinaturas de adesão  consideradas ilegais pela Justiça Eleitoral. Como pode um partido começar com uma irregularidade deste tamanho? Assim é a política do Brasil...

 

PERGUNTINHA

A Operação Apocalipse vai levar  realmente à prisão de alguém por alguns anos ou a única punição dos que realmente têm culpa terá sido a exposição à mídia, durante algumas semanas?

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)