Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

OPINIÃO DE LÉO LADEIA: AS AÇÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO



Meus amigos, 

“En passant” tenho trazido a público as ações do Ministério Público – Estadual e Federal – que, com freqüência cada vez maior, têm desenvolvido em prol da sociedade e que na prática os transforma no quarto poder da República. 

Na semana passada em Natal, os integrantes do Ministério Público Federal reunidos em associação, divulgaram uma carta pela qual se propõem a assumir essa posição. Na carta falam da necessidade de controles modernos para desenvolverem suas tarefas, da tomada de posição frente aos outros poderes e das ferramentas que já estão sendo disponibilizadas para consecução dos objetivos e, sobre esse ponto a surpresa: O Ministério Público de Rondônia é um dos responsáveis pela criação de tais ferramentas. 

A exemplo do que já fez o Sipam de Rondônia com a criação de ferramentas para monitoramento de áreas devastadas, ou do Tribunal de Justiça que hoje é tido como um dos tribunais brasileiros com maior índice de produtividade, o MP de Rondônia se sobressai e repassa a tecnologia criada e já aprovada dentro do próprio órgão. 

No momento em que os Poderes Executivos em todos os níveis enfeixam cada vez mais poder de decisão, quando o Poder Judiciário é cada vez mais acionado para dirimir questões que extrapolam a Carta Magna de 1988 e quando o Poder Legislativo se liquefaz pela causticidade corporativa de seus próprios membros, o MP se apresenta, assume a sua condição e se reinventa. 

Estado judicializado, dizem alguns. Melhor que assim seja. Prefiro saber que alguns órgãos ou seus integrantes sejam punidos por eventuais excessos que pela omissão – essa sim, indesculpável. Reorganizar o estado, dando-lhe tamanho e forma é algo que a sociedade vem debatendo há muito tempo e algo precisa ser feito a partir de algum ponto. Até por uma questão de justiça, em pé de igualdade vem crescendo e recebendo o reconhecimento da sociedade, também a Polícia Federal. 

Falta apenas e tão somente que se apresente com o mesmo vigor e independência, a Defensoria Pública, a filha pobre da Constituição Federal. Mas isso é só uma questão de tempo, do conhecimento e da boa vontade da sociedade como um todo. 

Sabemos que o esgarçamento do tecido social é parte do processo de uma sociedade que é viva, que se transforma, que cresce e que, em determinados momentos se rompe. Recompor essa malha é tarefa que cabe a todos nós e principalmente às autoridades legitimadas pelo voto. 

Votar é obrigatório mas, votar consciente é indispensável e as eleições estão logo ali depois da próxima curva do rio. 

Léo Ladeia  -  [email protected]  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/  

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)