Porto Velho (RO) segunda-feira, 22 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Odacir Soares vai se empenhar para que o Senado Federal vote a PEC dos Magistrados em setembro


“Como o governado federal não apresentou nenhuma proposta até agora, vamos cumprir nossa obrigação e votar a PEC”, disse o senador da República

Porto Velho, RO – A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 63/2013, conhecida popularmente como PEC dos Magistrados, estabelece o pagamento de um adicional por tempo de serviço a juízes e membros do Ministério Público, categorias remuneradas por meio de subsídio.

Depois de ser aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e passar pelas cinco sessões de discussão em primeiro turno, a PEC dos Magistrados aguarda inclusão na Ordem do Dia, mas ainda não há acordo para o início de sua votação.

O senador da República Odacir Soares, do PP de Rondônia, disse que vai se empenhar para que a matéria seja votada em primeiro turno no esforço concentrado até a primeira quinzena de setembro.

– A fase de discussão já se esgotou – disse o congressista.

Segundo o senador, como o governo federal até agora não apresentou nenhuma proposta alternativa, é preciso que o Senado Federal cumpra sua obrigação e vote a PEC.

– O impacto no orçamento da União e dos Estados é perfeitamente assimilável. Não há efeito cascata, porque se trata de verba indenizatória que se acrescenta a cada qüinqüênio trabalhado – destacou Odacir Soares.

Entenda

A PEC dos Magistrados, se aprovada, irá alterar a Constituição Federal para estabelecer que os integrantes do Ministério Público e magistratura da União, dos Estados e do Distrito Federal façam jus a parcela mensal indenizatória de valorização por tempo de exercício no Ministério Público e na magistratura calculada na razão de cinco por cento do subsídio do respectivo cargo a cada qüinqüênio de efetivo exercício, até o máximo de sete.

Irá assegurar ainda aos que ingressarem na Magistratura e no Ministério Público a contagem de tempo de exercício anterior em carreiras jurídicas, bem como na advocacia; estabelecerá, ainda, a produção de efeitos financeiros a partir da sua publicação, alcançando o tempo de serviço anterior a sua vigência.

Carreiras devem voltar a ser atrativas

Odacir Soares entende que a falta de valorização dos magistrados e dos membros do Ministério Público tem causado um déficit no interesse por essas carreiras específicas.

– Nos últimos anos mais de seiscentos magistrados deixaram seus cargos em direção à advocacia ou outra carreira pública. São aproximadamente quatro mil cargos de juízes vagos atualmente. Justamente porque tem sido desestimulante o exercício da magistratura, já que sua permanência não é devidamente premiada, nem sua experiência valorizada. Isso atinge inclusive o serviço público – salientou.

Por fim, concluiu lembrando casos discrepantes que precisam urgentemente ser sanados, sob pena de se cometer injustiça:

– Magistrados que ocupam cargo isolado ou querem alcançar a última classe da carreira, mesmo que permaneçam anos a fio na função, recebem hoje a mesma remuneração daquele que detém apenas um ano no mesmo cargo. Essa situação de óbvia quebra de isonomia, por tratar igualmente os de situação desigual, atinge gravemente a magistratura nacional – finalizou.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)