Terça-feira, 1 de dezembro de 2009 - 17h50
A construção do Terminal Hidroviário, ou “rodoviária dos ribeirinhos”, como é chamada pelo prefeito Roberto Sobrinho, avança na região do Cai n’Água, em Porto Velho. A obra começou no início do segundo semestre e terá toda parte de engenharia civil concluída até meados de 2010. Com o novo porto, passageiros, tripulantes de embarcações e transportadores de cargas ganharão um lugar adequado, seguro e com todas as comodidades.
O novo porto terá uma área de 7.240 m². As obras estão divididas em duas etapas: civil e naval. Hoje no local, os trabalhos estão voltados a edificação do terminal hidroviário e também na construção de um aterro para elevação da área o que vai garantir que as águas do Rio Madeira não avancem sobre aquela região, como é comum acontecer todos os anos no período da cheia.
“A obra atende a uma antiga reivindicação dos moradores da Capital e reverte uma tendência da cidade, que vive de costas para o Rio Madeira, seu patrimônio natural mais significativo”, considera o prefeito. Apesar do contexto histórico do Cai n’Água, o local sempre foi esquecido pelas administrações que se sucederam ao longo das décadas.
O secretário municipal de Projetos Especiais (Sempre), Israel Xavier, estima que a parte da engenharia civil deverá ser concluída até o final do primeiro semestre do ano que vem. No que se refere à parte naval, a conclusão deve ocorrer até o final de 2010.
“80% da obra será em estrutura de aço e apenas 20% de obras de engenharia civil. Os flutuantes, a ponte que liga o terminal de embarque e desembarque para a terra firme, e os braços articulados estão sendo fabricados num estaleiro de Manaus (AM). O porto flutuante, cujo terminal de passageiros é móvel, vai subir e descer acompanhando o nível da água na cheia e na vazante”, explica Israel Xavier.
Na parte da “rodoviária”, haverá restaurante, lanchonete, banheiros, guichês de venda de bilhetes e postos de fiscalização da Polícia Federal, Receita Federal, Vigilância Sanitária e Ibama. O valor do investimento gira em torno de R$ 15 milhões, recursos do Ministério dos Transportes mais a contrapartida da Prefeitura.
Fonte: Diana Braga
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)