Quinta-feira, 1 de novembro de 2012 - 16h35
A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Jaru – RO, vem a público manifestar seu repúdio à decisão da ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça, que expediu mandado de busca e apreensão em escritório de advocacia dos colegas
Hélio Vieira e Orestes Muniz, sob a justificativa da necessidade de esclarecimentos dos fatos relacionados ao pagamento dos precatórios, cumprido em desconformidade com a Lei.
Entendemos que a atitude acima adotada visa acima de tudo enfraquecer a Advocacia, vez que esta representa o pilar de sustentação da Democracia e da Cidadania, garantia da liberdade e dos direitos individuais, além da aplicabilidade da lei.
Sabemos que sem uma Advocacia forte o Judiciário ficará “capenga”, e sem o Judiciário não existirá a República Democrática.
O nosso repúdio ecoa pela constatação de que a investigação judicializada dispõe de meios tecnológicos e métodos próprios de eficácia comprovada, em nada justificando o espetáculo de uma operação da Policia Federal, invadindo os escritórios dos advogados da forma como se deu.
De outro norte, o famigerado Mandado Judicial merece de igual forma o nosso repúdio, pois, demonstra a vulgarização da busca e apreensão realizada de forma abusiva por membros do Poder Judiciário.
A verdade que se busca não sabemos se é de interesse da coletividade ou simplesmente uma forma de tripudiar o exercício da advocacia que ora outra sofre ataque sorrateiro e covarde dos inimigos da Democracia, que, infelizmente, ainda existem camuflados dentro das Instituições.
A Subseção da OAB de Jaru reforça a idéia da plena eficiência da Polícia Federal nas investigações criminais, o que não se pode compactuar é o exercício abusivo do Poder de Polícia em nome da investigação.
Diante da situação, fica registrado o repúdio dos advogados da Subseção de Jaru em relação não apenas a esta, mas a qualquer espetacularização que vise enfraquecer a Advocacia, seja através de invasões de escritórios ou atos que violem as prerrogativas constitucionais do advogado.
Chamamos atenção do senhor Ministro da Justiça, do Conselho Nacional de Justiça e do próprio Supremo Tribunal Federal, que esses monstrengos de investigação abusiva contra os advogados relembram uma triste página da história onde o arbítrio deu lugar a um longo período ditatorial, onde o silêncio das Instituições democráticas não ouviam os gemidos do povo brasileiro, de igual forma reafirmamos que a Ordem dos Advogados do Brasil foi e continua sendo o instrumento de combate aos abusos.
Respeitamos as autoridades e repudiamos o autoritarismo.
Invadir escritório de advocacia é abuso.
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)