Porto Velho (RO) segunda-feira, 29 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

NO DIA DA ELEIÇÃO TAMBÉM ACONTECE A VOTAÇÃO PARALELA


 
No dia da eleição também acontece a Votação Paralela para verificar o funcionamento da urna eletrônica

Em todo o território nacional, no dia 5 de outubro, simultaneamente às eleições 2008, estará ocorrendo o processo de Auditoria do funcionamento das urnas eletrônicas mediante Votação Paralela.

Em Rondônia, o evento acontece na Sala de Treinamentos da Secretaria de Informática, na Sede do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, sito na Av. Presidente Dutra, 1889, Areal, na Capital. O presidente da Comissão é o Juiz Valdeci Castellar Citon, que estará sendo auxiliado por mais quatro servidores da Justiça Eleitoral.

Na véspera da eleição (4/10), às 10 horas, os alunos do Colégio Tiradentes estarão no auditório do Tribunal, situado no endereço acima citado, para preenchimento de 1.000 cédulas que serão utilizadas nos trabalhos da Votação Paralela.

O QUE É A VOTAÇÃO PARALELA ?

A votação paralela, regulamentada pela Resolução TSE nº 22.714/08, é uma sistemática simples de auditoria das urnas eletrônicas para comprovar o funcionamento correto dos seus programas.

O uso das urnas eletrônicas acabou definitivamente com alguns tipos de fraudes, entretanto, trouxe o desafio de garantir à sociedade, a correta captação e contabilidade dos votos.

No dia anterior às eleições far-se-á um sorteio de três urnas entre todas as urnas do Estado, sendo um entre as da Capital, e as outras duas do interior. Esse sorteio acontece no auditório do TRE, às 9 horas.

Em síntese, o procedimento da votação consiste em inserir os dados das cédulas já preenchidas num terminal de microcomputador, gerando um espelho da cédula de votação paralela, e depois na urna eletrônica. Em cada urna a ser auditada haverá um equipamento de filmagem captando a imagem do espelho da cédula e a leitura do conteúdo da cédula.

Todas as atividades da Comissão são acompanhadas por uma equipe de auditores externos, contratados pelo TSE, que estarão presentes em todas as fases dos trabalhos da Votação Paralela.

Os trabalhos de votação paralela são públicos podendo ser acompanhados por fiscais de partidos políticos e coligações e por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, bem como por entidades representativas da sociedade.

Informações sobre o funcionamento da auditoria, cronograma de atividades, modelo de cédula de votação paralela, comissão responsável, entre outros assuntos, poderão ser obtidos através do link: http://www.tre-ro.gov.br/eleicoes/2008/comissao_auditoria.htm

Fonte: Ascom TRE RO

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)