Sexta-feira, 11 de maio de 2012 - 19h20
Em parceria com o Sesc, a prefeitura de Porto Velho, realizou um workshop de bandolim na escola de música Jorge Andrade. O músico Henry Lentino, que veio a Porto Velho para participar da mostra de música do Sesc, estendeu ao município, sua apresentação, a pedido dos músicos locais que o prestigiaram na Mostra.
Durante o workshop ele apresentou diversas possibilidades de sons e ritmos que podem ser tirados do bandolim. Um instrumento que tem forma de pêra e que forma historicamente o conjunto básico, junto com o cavaquinho, a flauta e a guitarra, para execução de choros.
Pela primeira vez na capital o músico abordou além de teoria a parte prática da utilização deste instrumento. Henry disse que gostou muito de conhecer a escola de música e a troca de experiências foi ímpar: “Vocês tem grandes músicos aqui, eu trouxe a minha experiência, mas estou levando muito na bagagem”, disse o músico.
Comumente os músicos utilizam o bandolim de oito cordas, Henry trouxe o de 10 cordas que possibilita ao músico maiores recursos de utilização do instrumento musical que é da família dos cordofones. O bandolim possui cordoamento duplo, possuindo assim quatro ou cinco pares de cordas que são afinadas da mesma forma que o violino: Sol, Ré, Lá, Mi. O bandolim tem forma de pêra, podendo ter as costas abauladas ou retas.
Além deste a prefeitura ofereceu através da parceria com o Sesc e escola de música workshop de bateria, guitarra e viola.
Fonte: Edina Silva
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)