Porto Velho (RO) quarta-feira, 24 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Município de PVH mantém diálogo com sindicatos


Sobre a greve dos profissionais da Educação que acontece parcialmente em Porto Velho, o prefeito Mauro Nazif disse que os sindicatos cumprem com o seu papel, que é o de lutar pela garantia de benefícios aos seus filiados. Ele disse também, que desde que assumiu a prefeitura, vem mantendo um diálogo aberto com todas as categorias, e que isto tem garantido harmonia e avanços em todos os setores.

Sobre a greve especificamente, Nazif observa que não é contra, que respeita a decisão da assembleia da categoria, mas alerta que o Município está ultrapassando os limites previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. “Não temos, mediante essa situação, meios para atender reivindicações de aumento salarial nessas condições. Há limitações reais, e portanto é preciso bom senso, para que nossa população, especialmente nossos alunos não sejam punidos por causa de problemas que não podem ser solucionados agora, de maneira imediata”, esclarece o prefeito.

O prefeito disse ainda que boa parte da pauta apresentada pelos sindicados vem sendo atendida pelo Município e existem ganhos reais, como é o caso dos quinquênios que estavam suspensos por força de uma decisão da Justiça, e que estão sendo pagos desde janeiro quando assumiu. De acordo com o prefeito, a previsão inicial era de que o pagamento dos quinquênios fosse onerar a folha da prefeitura em torno de R$ 600 mil a R$ 800 mil, com a aplicação correta do que estabelece a lei 474/12, essa diferença ficou próximo de R$ 2 milhões.

O secretário municipal de Administração, Mário Jorge de Medeiros, antes da correção feita pela Semad, o desembolso da prefeitura com os quinquênios, e que estava projetada para a folha de dezembro, era de R$ 2,14 milhões, já embutido o pagamento dos encargos. Com o recálculo, a folha subiu para R$ 3,85 milhões, uma diferença de R$ 1,70 milhão acima do previsto, que gera um impacto na folha de pagamento do município em torno de 10%. “O gasto a mais não estava previsto, mas em nenhum momento orientei para que não pagássemos o quinquênio ou que questionássemos a lei. A determinação foi para que fosse pago este grande benefício aos servidores, os quais tem direito”, disse o prefeito.


Ganho real

Outro ganho apontado pelo prefeito diz respeito ao auxílio transporte. Segundo Mauro Nazif o Município trabalha este benefício em forma de escalonamento. “Por exemplo, quem ganha até R$ 800,00 o desconto em folha é zero. Quem ganha de R$ 801,00 a R$ 1.300,00 , é descontado apenas 3%; o servidor que recebe entre R$1.301,00 a R$1.600,00 é descontado somente 4%; quem ganha entre R$1.601,00 a R$1.900,00, apenas 5% e acima de R$ 1.091,00, 6%. Isto mostra que houve ganho de até 6%”, esclareceu o prefeito.

Nazif destacou também que já orientou os sindicatos que aqueles servidores que não possuem o auxílio periculosidade/insalubridade que faça o encaminhamento do pedido ao Município. “Repeito a decisão dos sindicatos e estaremos sempre de portas abertas para conversarmos e procurarmos uma solução boa para todos. Em nenhum momento nos esquivamos, pelo contrário, estamos buscando esclarecer nossa real situação e mostrar aos servidores o que estamos realizando em benefício deles”, frisou.

O prefeito destacou que não é a favor de gratificações e sim de um Plano de Carreira, Cargos e Salários. “Assim todos são valorizados e contemplados”, disse.

Fonte: Meiry Santos

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)