Porto Velho (RO) domingo, 28 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Município de Porto Velho vai 'jogar duro' com quem contribui para sujar a cidade


  
 
Mais 15 agentes de fiscalização foram incorporados ao quadro da Secretaria de Serviços Básicos (Semusb) que agora conta com uma equipe de 21 fiscais. Os novos integrantes da fiscalização antes de serem incorporados, passaram por um período de treinamento focado em dois temas: Ato Administrativo e Processo Administrativo Tributário. 
Eles receberam seus Certificados de Conclusão de Curso em uma solenidade ocorrida nesta sexta-feira, 23, na Semusb, que contou com a participação do secretário municipal de Serviços Básicos, Jair Ramires, e do adjunto, Francisco Carlos Soares.Para a coordenadora de Fiscalização de Postura da Prefeitura de Porto Velho, Selimar Pereira da Silva, com a incorporação dos novos agentes, a secretária terá como trabalhar melhor a questão da fiscalização em toda a capital. “Passaremos a contar com uma estrutura melhor de trabalho, principalmente no que diz respeito aos serviços de fiscalização, verificação, notificação, autuação, educação preventiva, com vistas ao cumprimento do Código de Postura do Município, em relação a casos como invasão de via pública, ocupação de passeios e colocação de entulhos em locais inadequados”, explicou a coordenadora.
O secretário Jair Ramires lembrou aos novos agentes que o reforço da fiscalização foi um pedido pessoal do prefeito Roberto Sobrinho, preocupado com a situação encontrada em algumas áreas da cidade. Esses locais ficam tomados de lixo, mesmo com o serviço de limpeza da prefeitura passando regularmente pela área. “Temos que nós preocupar em manter a cidade limpa, mas essa não é apenas uma atribuição do município. E aí esbarramos em um problema sério que é a falta de consciência da população. Eu mesmo já presenciei casos em que a equipe de limpeza mal saiu do local e já tinha gente despejando lixo lá. Isso é um absurdo”, reclamou o secretário.
Jair Ramires lembrou que está para ser votado na Câmara Municipal de Porto Velho um projeto que cria a “Lei Seca do Lixo”. 
Se aprovado e transformado em lei, os moradores terão que manter sempre limpa a frente de suas casas, em outras palavras, jogar lixo ou entulho na frente das residências passará a ser proibido por lei. “É com leis rigorosas como essa que poderemos combater esse problema. Temos que jogar duro mesmo. É só autuando, multando essas pessoas que emporcalham a nossa cidade que vamos conseguir ter uma Porto Velho limpa, organizada, como pretende o prefeito Roberto Sobrinho. E para isso temos que começar a atuar agora. Mas não podemos esquecer também das campanhas educativas”, disse.
O secretário municipal adjunto de Serviços Básicos, Francisco Soares, propôs a Coordenadoria de Fiscalização de Postura, que passe a trabalhar na base, ou seja, levar as campanhas educativas para dentro das escolas para trabalhar a conscientização da nova geração. “Trabalhar com adulto é complicado. Por isso acredito que é mais eficaz trabalhar questões como educação ambiental com as crianças, que se encarregam de ‘puxar’ a orelha dos próprios pais”, frisou.
 
Fonte: Joel Elias
 

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)