Porto Velho (RO) sábado, 27 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Mulheres de Porto Velho ganham Casa Abrigo



Representantes de setores da justiça, saúde e educação, conselhos de defesa de direitos e entidades civis participam nesta quinta e sexta-feira (11 e 12 de março) do 2º Seminário da Rede de Enfretamento à Violência contra as Mulheres, que servirá para oficializar a rede e também para respaldar o funcionamento da Casa Abrigo, criada pela prefeitura para abrigar mulheres vítimas da violência que não podem voltar para a casa, onde estão sob ameaça dos companheiros. Segundo uma das idealizadoras do projeto, a primeira dama do municipio, Lucilene Peixoto, ”a criação da rede de enfrentamento e da Casa Abrigo concretiza um sonho das mulheres de Porto Velho, levado adiante pelas integrantes do Fórum Popular de Mulheres, que há 18 anos vem lutando por políticas públicas de combate à violência contra a mulher”. 

Além da rede de enfrentamento e da casa abrigo, a prefeitura também disponibiliza para as mulheres o Centro de Referência das Mulheres Vítimas de Violência Sonho de Liberdade, administrado pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, com apoio jurídico e psicológico e orientação profissional. “A criação de toda essa estrutura só foi possível porque o prefeito Roberto Sobrinho tem um olhar diferenciado para as mulheres e desde o seu primeiro mandato demonstrou esta preocupação, com a criação da Coordenadoria das Mulheres, sob a administração de Mara Regina Araújo, e a indicação de mulheres para a direção de órgãos importantes para a administração municipal como a Chefia de Gabinete (Mirian Saldaña) e secretarias de Agricultura (Josélia Saraiva), Transporte e Trânsito (Fernanda Moreira), Regularização Fundiária (Fernanda Kopanakis), Educação (Epifânia Barbosa) e Assistência Social (Benedita Nascimento)”, considera Lucilene Peixoto. 

Ainda sob a gestão do prefeito Roberto Sobrinho foram criados outros importantes órgãos de apoio às mulheres, como a Maternidade Mãe Esperança, o Centro de Referência à Saúde da Mulher, a Comunidade Terapêutica Nossa Senhora Aparecida (que acolhe mulheres dependentes químicos) e na última segunda-feira – 8 de Março – foi lançado o Programa de Planejamento Familiar, com orientação e distribuição de anticoncepcionais em todas as unidades de saúde da prefeitura e também com acesso à vasectomia, cirurgia que esteriliza os homens.

Homenagem

Aproveitando a passagem do 8 de Março, Lucilene Peixoto parabeniza todas as mulheres de Porto Velho, lembrando que neste ano comemoramos o centenário da criação desta data que marca a luta das mulheres pelo direito de igualdade de tratamento dentro da sociedade.”Em nome de todas as mulheres, de todas as raças e de todos os credos, daquelas que lutam sozinhas ou acompanhadas para criar seus filhos e construir suas famílias é que rendo minhas homenagens e agradeço ao Roberto, prefeito que reconhece e valoriza o papel da mulher na sociedade”.

Serviço

O 2º Seminário da Rede de Enfretamento à Violência contra as Mulheres, será realizado nos próximos días, 11 e 12 de março, a partir das 14:00hs, no auditorio do Teatro Banzeiros, na capital.

Fonte:Ana Aranda 

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)