Segunda-feira, 5 de abril de 2010 - 10h06
Os trabalhadores em educação do Estado de Rondônia retomaram nesta segunda-feira (dia 05/04/2010) as manifestações públicas pelo atendimento das reivindicações apresentadas ainda em dezembro de 2009 ao governo. Os protestos haviam sido suspensos devido aos feriados da Semana Santa, e foram reiniciados com mais força, mais adesão e com o apoio da sociedade.
Em cumprimento à decisão do Tribunal de Justiça, a categoria aguarda a abertura de negociações com o governo. O prazo estipulado pela Justiça para que o governo negocie com a categoria é de 30 dias. Até o momento o governo não se manifestou.
Enquanto isso a paralisação conta com a adesão de mais de 80% dos estatutários em todo o Estado. Algumas escolas estão funcionando parcialmente com os servidores emergenciais, contratados sem concurso público, e alguns em estágio probatório, situações em que os profissionais são mais suscetíveis às pressões e ás ameaças do governo.
Os trabalhadores em educação reivindicam reposição das perdas salariais, entre outros itens constantes da pauta de reivindicação, apresentada em dezembro ao governador e à secretária de Estado da Educação.
Diariamente o movimento reivindicatório recebe manifestações de apoio de outras categorias de servidores, de pais de alunos, de setores da sociedade e das Câmaras Municipais.
As manifestações mais recentes foram da Câmara Municipal de Pimenta Bueno, assinada pelos vereadores Professor Régis, Cleiton Roque, Rodnei Pedroso, Vicente Pinheiro, Celso Bueno, Jean Mendonça e Ananias Pereira; e da Câmara Municipal de Nova Mamoré, assinada pelos vereadores Orlando Baiano, Antônio Barroso, Isaías Fernandes, José Ribamar Inácio, Reinaldo Paulino, Calixto dos Reis, Isaías Santana, Valderino de Morais e Luiz Carlos Rodrigues.
Nesta segunda-feira as manifestações acontecem em frente à Assembléia Legislativa, em Porto Velho, onde os trabalhadores em educação cobram dos deputados uma resposta da Comissão de Parlamentares instituída para intermediar uma negociação com o governo.
Fonte: Ascom
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)