Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Moreira quer transparência em processos de regularização de terras na Amazônia


 
Em discurso no plenário da Câmara na manhã desta sexta-feira, o deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) parabenizou o governo pelo envio à Câmara da Medida Provisória nº 458, que dispõe sobre a regularização fundiária das ocupações incidentes das terras situadas na Amazônia Legal. Mas antecipou que é preciso um controle efetivo da sociedade brasileira e transparência sobre o processo de regularização, sobretudo em torno do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que vai coordenar o trabalho.

“Excelente medida!”, disse o deputado, ressaltando que o mérito da iniciativa do governo deve-se principalmente ao ministro Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos. “O ministro disse com muita propriedade que um dos grandes problemas que temos hoje na Amazônia é a questão fundiária, a falta de regularização das terras. E por que isso não acontece? Porque o INCRA está vencido, caiu em desuso, está ideologizado, não cumpre mais o seu papel, como fazia no passado, inclusive no meu Estado”, criticou.

Mesmo reconhecendo a importância dos demais ministérios, Moreira defendeu que a MP deveria ser executada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos. Na sua opinião, o governo já conseguiu avançar, tirando a matéria da alçada do INCRA, mas, por outro lado, erra ao colocá-la nas mãos do Ministério do Desenvolvimento Agrário. “É preciso um controle efetivo sobre esse processo, porque o MDA - não muito diferente do INCRA - é também hoje uma instituição ideologizada, que tem muita preocupação - além dos limites - com os chamados movimentos sociais”, alertou. “O meu receio é que, na hora de regularizar as terras da Amazônia, queiram discriminar: esse pode, aquele não pode, esse pode porque está dentro do nosso perfil, do que entendemos como correto, e aquele não pode porque é latifundiário...essa é a minha preocupação”, adiantou.

Moreira antecipou que já está concentrado nos estudos sobre a nova MP e pretende apresentar muitas emendas para melhorar o texto. Ele lembrou que até mesmo o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) reconhece a importância da proposta. “O ministro Minc, apesar do seu estrelismo — ele gosta muito da televisão, de subir no trator com a chibata na mão para ameaçar quem trabalha —, está reconhecendo que essa medida provisória tem bons olhos para a questão do meio ambiente. Do outro lado está o Ministro Reinhold Stephanes, mais uma vez saindo na frente e dizendo que esta medida provisória é importantíssima”, registrou. 

A discussão da nova Medida Provisória na Câmara dos Deputados está prevista para começar já na próxima semana.

Fonte: Claudivan Santiago

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Célio Lopes lança manifesto e pré-candidatura a deputado federal

Célio Lopes lança manifesto e pré-candidatura a deputado federal

O advogado e pré-candidato a deputado federal Célio Lopes (União Brasil) lança, nesta terça-feira, 23, o manifesto “Perto de quem espera”, documento

Oficina Elas por Elas reúne mulheres em Ji-Paraná para dois dias de formação política

Oficina Elas por Elas reúne mulheres em Ji-Paraná para dois dias de formação política

O PT de Rondônia realizou no município de Ji-Paraná, no último final de semana (20 e 21.06), a Oficina Elas por Elas – Por mais Mulheres na Política

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)