Quarta-feira, 25 de julho de 2012 - 12h15
Membros dos comitês gestores do Programa Nacional de Desburocratização e Gestão Pública (Gespública) em mais de 30 instituições estaduais participarão amanhã (26), às 9h, no auditório da Emater, de mobilização sobre a execução do programa nos órgãos. O evento será conduzido pelo voluntário do Gespública em Rondônia, Jorge Elarrat, e terá como foco a aplicação da autovaliação, uma das principais ferramentas utilizadas nos órgãos públicos que aderiram o modelo para aperfeiçoar a gestão e oferecer serviço público de qualidade.
A iniciativa é uma estratégia do núcleo estadual para impulsionar o desenvolvimento das ações do programa no Estado. “A maioria dos órgãos estaduais já adotaram o modelo de gestão, porém alguns não tiraram os objetivos do papel. É preciso executar, aplicar as ferramentas, que significa realizar autoavaliação, elaborar o Plano de Melhorias em Gestão (PMG), aplicar Pesquisa de Satisfação, entre outros instrumentos que resultam na modernização dos serviços públicos”, enfatizou a coordenadora do núcleo estadual do programa, Klycia Lis, que ressaltou ainda a meta do governador Confúcio Moura em oferecer aos cidadãos um serviço público digno e orientado.
Rondônia possui 39 órgãos estaduais. Deste total, 26 assinaram termo de adesão ao Gespública, assumindo o compromisso de aplicar e aperfeiçoar boas práticas de gestão. Além das instituições estaduais, o núcleo possui ainda adesão da prefeitura de Porto Velho, que atua através da Secretaria Municipal de Porto Velho (Sempla), Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), e a Secretaria de Desenvolvimento Socioeconomico e Turismo (Semdestur). O Gespública em Rondônia conta ainda com adesão de oito órgãos federais.
De acordo com a coordenação um dos órgãos com sucesso na execução do Gespública é o Tribuna Regional do Trabalho 14ª Região (TRT/RO), que após realizar quatro ciclos de Autoavaliações e executar as ações traçadas no Plano de Melhoria se tornou referência na prestação de serviço com qualidade e irá concorrer ao Prêmio Nacional de Gestão Pública, em Brasília. Outro exemplo é o Tribunal Regional Eleitoral (TER) com a publicação da Carta de Serviços, que serviu de base para o Supremo Tribunal Eleitoral (STE). “Os órgão estaduais precisam ter este foco para que Rondônia seja referência no Brasil. Não é fácil, mas se todos honrarem os compromissos firmados durante assinatura e trabalharem em prol do programa é possível concretizar a mudança da cultura de que o serviço público não tem qualidade”, concluiu Klycia.
Fonte: Decom
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)