Porto Velho (RO) quarta-feira, 24 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Ministério dos Transportes: Miguel assume gestãoe desengaveta projetos


Publicada no Diário Oficial da União, a posse do ex-deputado Miguel de Souza no cargo de Secretário de Gestão do Ministério dos Transportes, cargo ao qual estão subordinados os setores Rodoviário, Aquaviário e Ferroviário abrem excelentes perspectivas para o estado de Rondônia, a começar pelos viadutos da capital, cujas obras serão finalmente retomadas. Miguel já anunciou sua disposição de buscar o apoio de nossa bancada federal, especialmente do senador Valdir Raupp para tirar do papel uma série de obras estruturantes do governo federal para o estado de Rondônia.
 
Na verdade, desde que Miguel de Souza deixou o cargo de diretor de planejamento e pesquisa do DNIT, e José Ribamar Oliveira saiu da Superintendência Regional do DNIT,  todos os projetos destinados a Rondônia e inseridos por Miguel de Souza e pela bancada federal no PAC tiveram o freio de mão puxado. Ou foram literalmente esquecidas. Agora todas elas podem começar a avançar em ritmo acelerado. O chamado arco norte, por exemplo, vai ser licitado possivelmente ainda este mês.  O projeto já foi concluído e apresentado à diretoria colegiada do DNIT, que anotou algumas recomendações já em fase final de execução. Também chamado de anel viário, a estrada vai permitir que os veículos pesados destinados ao porto  sejam desviados do centro urbano já nas proximidades das Irmãs Marcelinas.
 
A obra trará consigo a vantagem de deixar apenas oito quilômetros para serem executados pelo estado no acesso às novas instalações portuárias na região de Porto Chuelo. Com isso, de imediato, o transporte de grãos deixará de atormentar a vida dos moradores da capital. Para isso, o grupo Maggi já está edificando as instalações do novo terminal graneleiro. E mesmo antes de concluído o asfaltamento daquele trecho de oito km, as carretas poderão trafegar por ali no piso apenas encascalhado. No mesmo sentido serão realizados os trabalhos e dragagem e sinalização na hidrovia do Madeira, cujo volume de carga transportada será amplamente fortalecido com a ferrovia Vilhena-Porto Velho, cujo projeto deverá ser licitado já no próximo ano, conforme assegurou o senador Valdir Raupp.
 
O novo secretário de gestão do Ministério dos Transportes também já declarou total apoio à iniciativa dos técnicos do DNIT que pretendem alterar o projeto original da Ponte sobre o rio Madeira no Bairro da Balsa para compartimentar o sistema de acesso hoje permanentemente retardado em decorrência das complicadas desapropriações. Será implantada, primeiramente, apenas uma via de acesso à ponte, que será finalmente aberta ao tráfego de veículos. Com isso, será fechada a verdadeira mina de ouro dos donos das balsas. Sem elas, presume-se que vá desaparecer também o foco de resistência dos moradores, que já recusaram inclusive a proposta apresentada pelo DNIT de conceder a cada um deles uma espécie de “bolsa aluguel” para tirá-los de lá. É claro que manifestações patrocinadas pelas balsas vão acontecer, mas a caravana vai afinal passar por sobre a ponte.
 
O certo é que Porto Velho vai seguir novamente na direção de se consolidar como o coração geopolítico do continente com a interligação rodoviária da BR-364 ao Pacífico via ponte binacional de Guajará Mirim, reforma da BR-425 (Abunã - Guajará) e implantação da BR-421 (Ariquemes – Nova Mamoré). E ainda a sonhada ponte sobre o rio Madeira no distrito de Abunã. Será também possível, com um esforço conjunto das bancadas de Rondônia e Amazonas, a retomada do chamado trecho do meio da BR-319, para finalmente ligar por via rodoviária Porto Velho a Manaus.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)