Porto Velho (RO) quarta-feira, 24 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Mesa de Negociação discute pauta com o Sintero


 
Reunido na tarde de terça-feira (14), o Pleno da Mesa de Negociação Permanente (Menp) reuniu-se com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero) para discutir a pauta de reivindicações da categoria estabelecida para este ano. A Menp esteve representada pelo presidente e secretário de Estado da Administração, Rui Vieira, pelo secretário de Estado de Assuntos Estratégicos; José Martins Coelho; da secretária Adjunta de Administração, Carla Ito; e pelo representante da secretaria de Finanças, Domingos Francisco da Cunha, e pelo Sintero estiveram o presidente, Manoel Rodrigues, acompanhado do diretor Social, Nereu Klosinski e dos delegados regionais da entidade.


O presidente da Menp explicou durante a reunião que a pauta de reivindicações do sindicato foi amplamente discutida no âmbito da mesa de negociação, bem como com a direção e corpo técnico da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que pontuou as questões individualmente num documento que foi entregue ao Sintero. A pauta da categoria foi dividida entre Política Econômica: com questões como a solicitação de reposição salarial na ordem de 24,70%; aumento do pagamento de licença em pecúnia para R$500 mil reais; auxílio alimentação, pagamento de precatórios, entre outras questões; Política Educacional, com pedido de expansão do Programa Pró-funcionário; realização de concurso para todas as áreas, entre outros e Política Social com a solicitação de não terceirização de serviços de limpeza nas escolas; aumento do número de dirigentes sindicais para cada mil trabalhadores; apoio à luta da transposição para extensão do período a 1991; implantação de políticas públicas que assegurem a saúde física e mental dos profissionais e paridade de direitos entre servidores ativos e inativos.

Aos representantes do Sintero, o presidente da Menp lembrou, referenciando dados da Seduc, que a categoria ao longo desses dois anos alcançou conquistas trabalhistas e desenvolvimento de carreiras, a exemplo da implementação do piso nacional que elevou a remuneração dos profissionais do magistério em 22,2%; de reajuste linear na ordem de 14,5% para todas as categorias; além da incorporação de gratificações que elevou o vencimento básico dos professores de R$1.497 para R$1.904 reais, além de gratificações de docência. Para os técnicos, a incorporação de gratificações proporcionou elevação dos salários na ordem de 90%. Com a finalidade de incentivar o trabalho dos professores, foram criadas diversas modalidades de gratificações, com base na Lei 680/2012, que buscaram abranger quase a totalidade dos profissionais que atuam nas escolas, bem como de coordenadores regionais, diretores, vice-diretores e secretários. Essas conquistas, incluindo o pagamento de progressões funcionais amparadas no Plano de Carreiras, Cargos e Salários da categoria superaram os R$25 milhões de reais, desembolsados durante este ano pelo Governo Estadual, conforme detalha o documento da Seduc.

O documento detalha ainda demais benefícios que foram alcançados pela categoria, a despeito do Programa Pró-Funcionário, que formou 1600 técnicos no período de 2007 a 2011, e que passou a ser gerido pelo Instituto Federal de Educação (Ifro). Sobre a necessidade de pessoal, a Seduc está em fase de convocação dos candidatos aprovados no último concurso e prevê a convocação de mais de 1500 professores efetivos nos próximos noventa dias. Também sinalizou a necessidade, em caso de se aproveitar o contrato com a Fundação executora do último concurso, a possibilidade de se estender a realização de novo concurso para professores, cuidadores, intérpretes de Libras e analistas educacionais, bem como para profissionais ligados à área indígena.

Em relação a investimentos para a estruturação de escolas, como construção e reforma da rede estadual, foi esclarecido que até o momento o governo já investiu mais de R$150 milhões de reais, sendo R$50 milhões em recursos próprios; R$79 milhões financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e R$21 milhões provenientes do Governo Federal, que atenderam a 108 escolas, com 23 obras concluídas, 30 em execução e 55 escolas em fase de projeto e licitação.

Considerando o decréscimo da receita estadual amplamente discutido com todas as categorias funcionais, que prevê redução na ordem de R$500 milhões de reais para o ano em curso, os representantes da Menp explicaram a impossibilidade do governo oferecer reajustes salariais à categoria dos profissionais da Educação, fato que vem ocorrendo também com as demais categorias, impondo a todas as esferas do governo a adoção de medidas de contenção para que não se supere o limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal e se inviabilize as demais ações necessárias ao andamento da máquina pública. Mesmo assim, o presidente da Menp explicou que por isso é imperativo pontuar os benefícios que vêm sendo oferecidos ao longo do tempo. Adiantou ainda que em relação ao pagamento de licenças em pecúnia serão liberados R$150 mil reais mensais, que serão acrescentados aos R$200 mil reais que já vem sendo pagos aos servidores em tratamento de saúde. Em relação à representação sindical, foi aprovado o número de um representante para cada dois mil trabalhadores. Sobre o auxílio transporte, será mantido o pagamento de acordo com a legislação vigente e, a despeito da transposição, o Governo se mantém solidário à luta dos profissionais para que o período seja estendido até a data de 1991, conforme vinham sendo conduzidos os entendimentos.

Fonte: Mirian Franco
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)