Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Membros do Conselho Antidrogas tomam posse na capital


O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, acompanhado pelo vice-prefeito, Dalton Di Franco, por meio do Decreto 13.360/14, empossou o Conselho Municipal de Políticas Públicas Antidrogas (Comad), em solenidade realizada no Palácio Tancredo Neves, sede do executivo municipal, na última sexta-feira (31). Presentes ao ato estavam secretários e coordenadores de diversos segmentos da administração municipal, vereadores, presidentes de conselhos representativos e representantes de entidades assistenciais que atuam no combate à drogadição e suas consequências.

O prefeito salientou a importância do acontecimento como mais uma forma da sociedade responder aos anseios e esperanças por uma efetiva superação do flagelo das drogas. Destacou o trabalho de políticos e das diversas entidades sociais presentes que têm atuado na militância contra a disseminação das drogas e no acolhimento e tratamento de usuários. Informou que o fundo para amparo das ações de enfrentamento aos problemas ligados às drogas em Porto Velho foi suplementado, passando de 50 mil para 300 mil reais, o que demonstra ser essas atividades vistas como serviços de grande interesse para o poder público. “Podemos ter um conselho atuante e eficiente, para isso precisamos nos unir sob o ideal de que podemos enfrentar esses problemas”, disse Nazif. 

Dalton Di Franco, que também preside o Comitê Gestor Municipal de Enfrentamento às Drogas, informou que o Comad já havia sido criado burocraticamente, mas que não atuava efetivamente. Dessa forma, a Prefeitura passou a insistir em sua reformulação, inclusive disponibilizando servidores municipais para dar celeridade ao andamento de sua recomposição. “A Prefeitura tem atuado com atividades preventivas. Na semana passada, o prefeito assinou o protocolo de intenções com a Polícia Militar, que desenvolve o Proerd, programa de formação específica sobre esses problemas nas escolas. Queremos atuar diretamente com pelo menos 4.500 alunos da rede pública. Acredito que vamos quebrar o paradigma de que o Conselho não funciona. Creio que podemos vencer os desafios e que por meio dos trabalhos do Comad mais famílias do nosso município, que se lamentam de seus infortúnios, poderão ser alcançadas e atendidas”, afirmou.

Após tomarem posse e assinarem o documento de adesão, os conselheiros reuniram-se para votar a composição de uma diretoria provisória, que terá trinta dias para apresentar o projeto de um regimento e dar os primeiros encaminhamentos aos trabalhos do Comad. Foi eleito presidente provisório o secretário municipal de Planejamento (Sempla), Jorge Elarrat, como vice-presidente provisório foi eleito Cássio Vidal, representando a Ordem dos Advogados do Brasil e, como secretário-executivo provisório, Antônio Neto, chefe de Gabinete do Vice-Prefeito.

Fonte: Renato Menghi

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)