Quinta-feira, 9 de abril de 2015 - 06h08
Em defesa dos produtores e contra a formação de cartel, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), tem feito duros pronunciamentos contra o que chama de monopólio do grupo JBS Friboi em Rondônia.
E dando prosseguimento nessa busca de informações sobre o setor frigorífico do Estado, o deputado apresentou requerimento à Secretaria Estadual de Finanças (Sefin), solicitando informações sobre a legislação em vigor, que tratam da tributação relativa aos frigoríficos em todo o país.
A ideia, segundo o presidente da Casa, é comparar os benefícios tributários e incentivos que Rondônia oferece, em ralação às demais unidades da federação.
“Só de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Rondônia reduziu a tributação de 12% para 3%. É cobrada ainda uma contribuição de 1,5% para o Fundo de Infraestrutura de Transportes e Habitação (Fitha), cuja arrecadação estamos buscando informações, através de um requerimento de autoria coletiva nesta Casa”, relatou.
Segundo o parlamentar, somente com essa isenção, Rondônia estaria deixando de arrecadar anualmente cerca de R$ 120 milhões de imposto do grupo JBS Friboi, que controla hoje já 45% do mercado de abate de bovinos no Estado.
“É um grupo muito poderoso economicamente, que está adquirindo frigoríficos menores e os fechando, numa clara demonstração de que quer controlar o mercado e praticar o preço do boi que quiser. Por isso, manter essa isenção é um risco aos criadores, além de gerar prejuízos ao erário”, completou.
Fonte: Eranildo Costa Luna
Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho
Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência tem sido uma das principais bandeiras do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (P
Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)