Sexta-feira, 24 de março de 2017 - 17h05

A deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) destinou recursos de emendas parlamentares para o Navio de Assistência Hospitalar Carlos Chagas da Marinha do Brasil, que atende populações ribeirinhas da Amazônia.
Na manhã desta sexta – feira, 24, a parlamentar conheceu “in loco” o atendimento da embarcação na comunidade São Sebastião, localizada a margem esquerda do Rio Madeira. Ela estava acompanhada pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), e do presidente da Câmara Municipal da Capital, Maurício Carvalho (PSDB).
Primeiro, a comitiva acompanhou consultas que estavam sendo realizadas na Igreja de São Sebastião, onde foi montado um toldo para fazer a triagem de quem ia ser atendido. Em seguida, conheceu a bordo, as instalações de consultórios médicos e odontológicos, bem como laboratórios.
Durante a apresentação da rotina do navio, o capitão de mar e guerra, Silva Filho comandante da Frotilha do Amazonas explicou que a proposta é oferecer saúde preventiva, inclusive vacinas. No caso de alta complexidade, os pacientes são encaminhados para unidades de saúde em terra de lancha ou helicóptero.
Em operação desde 1984, o NAsH Carlos Chagas (U-19) fica sempre em Manaus de onde sai em missões para levar saúde a localidades de difícil acesso. Os procedimentos são acompanhados por três dentistas, quatro médicos, um farmacêutico, um enfermeiro de nível superior e cinco técnicos de enfermagem. Cada comunidade recebe a visita desses profissionais duas vezes por ano.
Depois de acompanhar o atendimento na comunidade São Sebastião e conhecer detalhadamente o funcionamento do Navio de Assistência Hospitalar Carlos Chagas, Mariana Carvalho, que também é médica, destacou a importância dos investimentos na inciativa que garante melhoria na qualidade de vida de quem vive distante da zona urbana.
“Uma das maiores alegrias do parlamentar é acompanhar como estão sendo aplicados os recursos de suas emendas. Hoje, vejo como os investimentos feitos nesse louvável serviço beneficia a população que é carente de atendimento médico e odontológico”, declarou a congressista.
Após uma semana no Polo Madeira, o navio retorna nesta sexta – feira para Manaus. No início de abril, entra em operação para atender ribeirinhos dos rios Negro no Amazonas e Branco em Roraima.
Fonte: João Albuquerque
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano solicita mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em Cacoal
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado, com cópia à Secr

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), acompanhou na Sexta-feira (12), da entrega de 11 toneladas de condicionadores de solo que irão benef

Deputada Ieda Chaves destina R$ 500 mil para o Circuito Rondônia de Pesca Esportiva em Guajará-Mirim
No último sábado (13), a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) participou da etapa de Guajará-Mirim do Circuito Rondônia de Pesca Esportiva,

O compromisso com a inclusão, a assistência social e a promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência resultou em mais uma importante con
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)