Terça-feira, 13 de dezembro de 2011 - 16h09
Em todo o Estado de Rondônia, mais de 30 mil servidores da rede pública estadual trabalham sem plano de saúde. Eles nem chegam a utilizar o Auxílio Saúde pago pelo Governo, porque, para contratar um plano de saúde, teriam de complementar com, no mínimo, o dobro do benefício, que é de R$ 150,00. Dependendo da faixa-etária do servidor, esse valor não representa a metade do preço praticado na tabela de preços normal das operadoras de planos.
Considerando o valor da remuneração percebida por esse perfil de servidores em seu contracheque, os preços naturais em que trabalham os planos se tornam inviáveis, porque comprometeriam boa parte do seu rendimento mensal. Sem opção, acaba laborando sem a segurança da assistência médica, sendo obrigado a enfrentar filas gigantescas do SUS, nas unidades hospitalares do Estado à espera de atendimento em procedimentos simples ou de alta complexidade.
Os dados foram revelados por um levantamento feito recentemente pela Associação dos Trabalhadores no Serviço Público no Estado de Rondônia (ASPER). Entretanto, o quadro tende a ser revertido. O presidente da entidade, Francisco Pinheiro, prevê queda gradativa desse número de servidores desassistidos a partir do início do próximo ano. É que a instituição celebrou contrato específico de planos de saúde e odontológico para oferecer a preços acessíveis.
Da forma que opera a ASPER, todo servidor público, seja municipal, estadual ou federal, pode ter acesso a um plano de saúde Unimed. No caso dos estaduais, que receberam aumento no auxílio saúde de R$ 75,00 para R$ 150,00, o subsídio acaba cobrindo em 100% a mensalidade do plano dependendo da faixa etária. Um servidor titular com menos de 40 anos, por exemplo, nem chegará a desembolsar dinheiro para obter assistência médica e odontológica.
Fonte: Akia Pesquisa
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)