Segunda-feira, 31 de julho de 2006 - 13h36
Além das dificuldades naturais para a manutenção das rodovias em Rondônia, um elemento complicador colabora para deteriorar a qualidade das rodovias federais no estado, especialmente a BR-364, principal via rondoniense. É o peso das cargas transportadas que, acima dos limites estabelecidos pela legislação, acaba por danificar a pavimentação das rodovias. O problema foi identificado pelo Dnit com a reativação do posto de pesagem de veículos em Ouro Preto do Oeste, cujas atividades estavam paralisadas há mais de dez anos.
A informação é do superintendente regional do Dnit, José Ribamar da Cruz Oliveira, que determinou a recuperação do posto, hoje funcionando em caráter educativo. Segundo ele, depois do trabalho de orientação dos motoristas, ficará proibido o tráfego de caminhões com carga acima dos limites legais. Os motoristas flagrados com carga irregular serão multados, obrigados a desembarcar do excesso de peso, ou retornar aos locais de origem.
Oliveira explicou que mais da metade dos veículos vistoriados depois da reativação do posto de pesagem estavam em situação irregular. "Isso acaba por prejudicar a população, especialmente porque a qualidade da pavimentação da BR-264 é de grande significado para os moradores dos municípios rondonienses, colocando em risco sua segurança. Os transportadores deveriam ter isso em mente ao embarcar irregularmente a carga a ser transportada, já que uma pequena vantagem financeira decorrente do peso adicional pode significar e perda de vidas humanas" disse.
A balança de Ouro Preto do Oeste não será a única a operar nos limites do estado. Em breve será instalado outro posto de pesagem, do tipo móvel, no município de Ariquemes.O período de operações em caráter educativo começou no dia 20 de junho e uma vez concluído, os caminhões com carga irregular serão multados e impedidos de trafegar pela BR..
Fonte: Carlos Henrique
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