Sábado, 18 de abril de 2015 - 13h26
A Procuradoria Geral de Rondônia (PGE) tem cinco novos procuradores. Eles foram empossados ontem, sexta-feira (17), em cerimônia realizada no auditório do Tribunal de Justiça, em Porto Velho. A solenidade foi presidida pelo presidente do Conselho Superior da PGE e procurador geral Juraci Jorge da Silva. O secretário da Casa Civil, Emerson Castro, representou o governador Confúcio Moura.
Dos seis candidatos convocados para posse, que são oriundos do oitavo concurso da PGE, que foi realizado em 2011, somente cinco se apresentaram. Com os novos integrantes, o órgão passa a ter 73 membros, destacou o procurador Tiago David, presidente da Associação que reúne a classe. E enfatizou que há cerca de um ano e meio a carreira de procuradores em Rondônia passou a ser bastante atrativa.
A melhoria na carreira, de acordo com o procurador Luiz Cláudio Vasconcelos, responsável pelo discurso de saudação aos novos integrantes da PGE, foi implementada pelo governador Confúcio Moura, segundo ele, um dos poucos governantes a enxergar o órgão, que é de fundamental importância para o funcionamento do estado. “Recentemente a PGE passou a receber a atenção de que é merecedora com a valorização da carreira”, o que tirou a Procuradoria do abandono e da retaguarda. Destacou que ainda há muito que se conquistar, mas que não poderia de deixar de mencionar os recentes avanços.
Emerson Castro salientou que a ação da PGE é fundamental para os gestores públicos, uma vez que o órgão é o balizador das ações e é quem diz o que o gestor pode ou não fazer. Lembrou do esforço do governador em aparelhar não só a PGE como outros órgãos, seja através de novas contratações por concurso ou as melhorias que tem sido alargadas, visando fazer de Rondônia um estado sólido.
O procurador geral Juraci Jorge da Silva também observou a ação do atual governo que muito tem feito pela PGE e que o órgão espera para um futuro próximo a implantação dos sistemas tecnológicos. Lembrou da importância dos novos procuradores permanecerem em Rondônia e do compromisso na defesa do estado. Ressaltou também a importância da PEC 82 que tramita no Congresso, pois com ela as Procuradorias vão ter a autonomia que necessitam para atender bem aos estados brasileiros.
Foram empossados os seguintes procuradores: Rafaella Queiroz Del Reis Conversani, Kherson Maciel Gomes Soares, Olival Rodrigues Gonçalves Filho, Paulo Adriano da Silva e Daniel Leite Ribeiro. A solenidade contou com a presença de familiares e amigos dos empossados, e de representantes do TRE, Ministério Público, Tribunal de Justiça, entre outros.
Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Machado
Decom - Governo de Rondônia
Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho
Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência tem sido uma das principais bandeiras do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (P
Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)