Segunda-feira, 18 de março de 2013 - 17h14

O deputado federal Marcos Rogério (PDT/RO), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 93/07) que modifica as regras para instituir novos municípios no Brasil esteve presente na audiência pública que tratou da criação e instalação do município de Extrema em Rondônia.
Organizado pelo Movimento Pró-Emancipação, esse encontro teve a finalidade de solicitar apoio à bancada federal, o governo do Estado e ao município de Porto Velho que intervenham na questão das emancipações distritais.
Marcos Rogério alertou quanto às dificuldades para a criação, devido à ausência de Lei Complementar Federal exigido pelo atual art. 18, §4º da Constituição Federal. “A nova Lei que será votada no Congresso, e que já foi acertada para entrar na pauta da Câmara pelo Colégio de Líderes tem 99,9% de chances de ser vetada”, afirmou.
O parlamentar também explicou que de acordo com a PEC 93, a criação será feita por lei estadual, até doze meses antes da realização das eleições municipais. A proposta prevê ainda a obrigatoriedade de a mudança ser aprovada em plebiscito pela população diretamente interessada, e, também, da realização de estudo de viabilidade municipal, previamente publicado na forma de lei complementar estadual.
“É importante à atuação de todos aos parlamentares, do Governo estadual e do município nessa articulação em Brasília. Nosso pleito é comum a centenas de outros distritos que sofrem com o descaso do poder público e há anos sonham com sua emancipação”, disse Marcos Rogério.
Extrema de Rondônia é um distrito de Porto Velho, capital de Rondônia, que se encontra na luta para transformar-se no 53º município do Estado. O plebiscito consultando a criação do novo município já foi realizado, resultando em 170.004 eleitores votando "sim" e apenas 18. 853 pelo "não".
“A comunidade local cobra uma solução para o impasse. Quer a emancipação! O distrito tem atividade econômica forte, mais de 10 mil habitantes e espera uma posição do Congresso Nacional sobre a criação de novos municípios”, finalizou.
Fonte: Luziane Ximenes
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia
A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro
O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)