Porto Velho (RO) sexta-feira, 29 de março de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Léo Moraes diz reunir todas as condições para disputar o governo

Com atuação reconhecidamente destacada no Congresso Nacional, deputado se diz pronto paras o desafio de governar Rondônia


Léo Moraes diz reunir todas as  condições para disputar o governo - Gente de Opinião

Único deputado federal rondoniense a figurar na lista dos “Cabeças do Congresso”, publicação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) que reúne os cem parlamentares mais influentes do país, o deputado federal Léo Moraes, em conversas com amigos, lideranças e correligionários tem admitido concorrer à sucesso do governador Marcos Rocha no ano que vem.

Reconhecido por dois anos consecutivos pelo Diap como um dos destaques do Congresso Nacional (2020 e 2021) e também pontuando por dois anos no ranking dos políticos, Léo Moraes já contabiliza uma série de projetos importantes de alcance nacional. Dentre eles, o que simplifica a inscrição de famílias de baixa renda no programa de Tarifa Social da Conta de Energia; o que reduz os principais tributos federais e estaduais sobre os combustíveis – a Contribuição para o PIS/Pasep, a Cofins e o ICMS e o projeto que cria a lei da Inteligência Artificial, para ficar só em alguns exemplos.

O parlamentar tem tido uma postura firme, também, nas votações de temas espinhosos, como foram as votações das reformas administrativa e a previdenciária. Por entender que a reforma administrativa, a famosa PEC 32, prejudica o servidor e precariza o serviço público, como a proposta de terceirização, Léo Moraes votou contra. Já na reforma da previdência, a lei criou plano de socorro financeiro aos estados e municípios por causa da pandemia, Léo não só votou favorável como foi o deputado que mais apresentou emendas em Plenário.

PRÉ-CANDIDATO

“Estamos no começo de uma longa caminhada, conversando, procurando ouvir as pessoas, as lideranças. Creio que reúno todas as condições de ser pré-candidato. Precisamos de mais competência no comando do Estado. Esse governador que aí está é uma lástima. Rondônia está deixando passar em branco uma excelente oportunidade de crescimento. Historicamente, na última década, por suas vocações naturais para o agronegócio, agroindústria, etc, Rondônia tem crescido em torno de 7% e 8%. O governo parece não enxergar essa oportunidade e fica parado, petrificado. Não tem a competência necessária para fazer as coisas funcionarem. 90% das secretarias não têm nenhum programa de impacto, a não ser um programa eleitoreiro aí de asfaltamento e recapeamento”, avalia o deputado.

Léo Moraes enumera uma série de críticas nas áreas da saúde, diz que os recursos da pandemia “foram muito mal-empregado”, não concorda com as Unisps, que para ele deveria optar pelos distritos policiais nos bairros, “para ficar mais próximo da população”.

Segundo o deputado, suas observações apontam para “deficiências de gestão, não mera opinião pessoal. Esse governo é leniente, não busca construir um legado e não aceita sugestões. Talvez não saiba que a prepotência e arrogância precede a derrocada. Também, convenhamos, um coronel que nunca comandou um pelotão, sequer, se sente incapacitado ante o desafio de comandar um Estado. Sempre se manteve no esteio de cargos e acomodações”, analisa o deputado num contraponto ao governador.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)