Porto Velho (RO) segunda-feira, 22 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Justiça Federal mostra à cúpula da OAB/RO como manteve atendimento com o prédio cercado de água por todos os lados


Justiça Federal mostra à cúpula da OAB/RO como manteve atendimento com o prédio cercado de água por todos os lados - Gente de Opinião

Em reunião realizada na Justiça Federal de Rondônia, o presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Andrey Cavalcante, o secretário-geral Michel Barros e o conselheiro federal Elton Assis conversaram com o diretor do foro, juiz federal Herculano Nacif sobre a atual situação em que se encontra a Instituição devido a cheia do rio Madeira. O diretor do foro apresentou as medidas que foram adotadas para manter a Sede da entidade no mesmo local e com o mesmo funcionamento.

Com a cheia do rio Madeira a Justiça Federal enfrentou dificuldades, principalmente devido ao rápido avanço das águas ao prédio da Instituição. O estacionamento foi totalmente inundado e decisões importantes foram também rapidamente tomadas com a finalidade de prover a segurança daqueles que ali trabalham e frequentam. Uma das medidas cogitadas, discutidas e logo descartada foi a mudança de Sede do órgão para outro local. Segundo Herculano Nacif, essa seria uma medida inviável para o bom funcionamento da prestação jurisdicional.

Justiça Federal mostra à cúpula da OAB/RO como manteve atendimento com o prédio cercado de água por todos os lados - Gente de Opinião

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante pontua que neste momento de enorme dificuldade, as Instituições devem se unir em favor dos jurisdicionados. “Parabenizo pelas medidas de segurança, acesso e de prevenção a saúde que foram tomadas pela Justiça Federal. Enquanto Instituição só podemos apoiar essas iniciativas”.

Ao agradecer o apoio recebido da OAB/RO, Herculano Nacif ressalta que esta é uma grande oportunidade de poder dar a necessária satisfação à sociedade do que está acontecendo com a Justiça Federal nesta fase pela qual passa o Estado. “Desde o início da cheia nos reunimos com toda a gestão da Justiça Federal para decidir o melhor a fazer diante desta situação. Em conjunto decidimos continuar neste prédio, elaboramos um estudo do que precisaria ser feito, pedimos o apoio da Defesa Civil e tomamos as medidas cabíveis para manter o órgão funcionando da mesma forma e com segurança a todos”.

O juiz federal esclarece que para mudar o local da Sede a primeira problemática encontrada foi achar um imóvel adequado que comportasse toda a estrutura da Justiça Federal, somado ao fato de que seriam necessários ao menos quinze dias para realizar a mudança e posteriormente mais quinze dias para retornar ao local. Desta forma, a Justiça Federal ficaria fechada, no mínimo, por trinta dias, sem prestação jurisdicional, sem realização de audiências, com acúmulo de processos parados. Herculano Nacif também destaca como fator importante o esforço e apoio dos servidores, dos prestadores de serviço para que permanecessem no local.

Justiça Federal mostra à cúpula da OAB/RO como manteve atendimento com o prédio cercado de água por todos os lados - Gente de Opinião

O conselheiro federal da OAB/RO, Elton Assis também parabeniza a atitude tomada pela Justiça Federal. “Hoje estamos aqui celebrando o manter da prestação jurisdicional, com todo empenho, pois não fosse essa enérgica decisão, agora poderíamos estar lamentando o fechamento da Justiça Federal por trinta dias. A OAB/RO reconhece todo esse esforço feito até aqui, e reiteramos nosso total apoio”.

Herculano Nacif também ressalta o trabalho realizado para garantir o contínuo e ininterrupto fornecimento de energia e evitar risco de descargas na área de risco. O fornecimento de energia elétrica era uma das grandes preocupações da Justiça Federal, pois sem energia não haveria como manter o desenvolvimento dos trabalhos, vez em que, todo o sistema é interligado à internet, os processos são eletrônicos. “Realizamos a elevação de gerador e caixas de distribuição elétrica da subestação abrigada para evitar contato direto da água, a instalação de transformador de energia na parte externa do foro. Além do que também não podíamos ter queda constante de energia, pois nosso sistema vem de Brasília, e não poderia ser desligado com tanta frequência, pois poderíamos perder as informações armazenadas”.

À medida que as águas foram subindo foi necessário construir uma barragem de areia para impedir o total alagamento da entrada principal da Seção Judiciária. Herculano Nacif conta que foi preciso muito diálogo para convencer os vizinhos que esta medida não era a responsável pelo alagamento de suas casas. “Os populares fizeram muitas reclamações, inclusive na imprensa, e ameaçaram destruir a barragem erguida, mas, no final reconheceram o grande feito da Justiça Federal em permanecer funcionando e desta forma poder ajudar, inclusive aos mais afetados com a cheia, determinando à entidades públicas e a empresas privadas o total auxílio à população atingida pela cheia”.

Finalizando a reunião os representantes da OAB/RO foram conhecer a passarela erguida em frente à Justiça Federal, que atravessa uma obra vizinha e vai até a rua seguinte, para viabilizar outra forma de acesso à Justiça Federal.

Fonte: Ascom/OAB/JF

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)