Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Junta Militar já alistou 2014 jovens, prazo vai até 30 de abril


 
Com atendimento diário de 80 a 100 jovens, a Junta de Serviço Militar (JSM) em Porto Velho, já alistou nos primeiros dois meses de 2011 na Capital 2.014 jovens, que estão completando 18 anos, ou seja, nascidos em 1993. Júlio Cesar Ardohaim, 1º tenente e delegado da JSM de Porto Velho, explica que o Alistamento Militar é obrigatório a todo jovem brasileiro após completar 18 anos. Na Capital em 2010, ao todo 7.714 jovens foram alistados e apenas 800 foram incorporados ao Exército, na proporção de três jovens por uma vaga.
Atendimento

A JSM em Porto Velho atende de segunda a sexta-feira de 8h ás 13hs. Os documentos exigidos aos jovens no ato do alistamento são os seguintes: certidão de nascimento, RG, duas fotos 3x4 e comprovante de residência.

Multa

Os jovens devem procurar a Junta Militar até o dia 30 de abril, fora desta data estará sujeito a multa prevista no regulamento da lei do serviço militar. “O Alistamento Militar é o ato prévio e obrigatório a que estão sujeitos todos os brasileiros do sexo masculino, nos primeiros seis meses do ano em que completar dezoito anos de idade”, enfatizou o tenente.

Certificados

No dia 4 de março 300 jovens foram convocados, mas apenas 174 jovens realizaram o compromisso à Bandeira Nacional e receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). O certificado foi entregue aos cidadãos da classe de 1992 e anteriores que realizaram o alistamento em Porto Velho e foram dispensados da incorporação inicial. Conforme o delegado de Serviço Militar, Julio Cezar, embora estejam dispensados do serviço militar inicial, eles passam a pertencer à reserva mobilizável das Forças Armadas, e poderão ser convocados até 31 de dezembro do ano que completarem 45 anos de idade, caso houver situação de emergência na segurança nacional ou calamidade pública interna.

O Secretário da 18ª JSM, Júlio Mercado, informa aos cidadãos que faltaram ao compromisso à Bandeira Nacional, que retornem à Junta de Serviço Militar para remarcarem no Certificado (CAM) a data do próximo compromisso, de acordo com o calendário de atividades da 1ª Delegacia, que durante este ano ainda tem a realização de mais cinco eventos, nos dias: 20 de maio; 08 de julho, 26 de agosto; 21 de outubro e 02 de dezembro.

Fonte: Saulo Bezerra

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)