Quarta-feira, 16 de abril de 2014 - 18h27
Desde a última segunda-feira (14) a Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer) está disponibilizando uma nova ferramenta aos seus usuários. O novo mecanismo irá facilitar o processo de abertura, alteração e extinção de empresas. A ferramenta faz parte do Projeto Inovar, desenvolvido pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e cedido ao Governo rondoniense, através de convênio entres as Juntas Comerciais e o Serviço Nacional de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).
Neste primeiro momento de uso do Projeto, a Consulta de Viabilidade tornou-se obrigatória para os processos que envolvem nome empresarial: abertura, alteração e reativação. A partir do dia 28, ele será obrigatório também para o preenchimento de Ficha de Cadastro Nacional (FCN).
Além de facilitar e agilizar os procedimentos para abertura de empresas, a “Jucer visa minimizar a entrada de processos que possam vir a ser colocados em exigências no futuro por coincidência de nome empresarial”, explica o presidente da Junta, Henrique Leite.
Outro ganho com o Projeto é o reaproveitamento das informações. “Após o deferimento da Consulta de Viabilidade, as informações coletadas poderão ser reaproveitadas para o preenchimento da FCN”, fala o presidente.
A Consulta de Viabilidade oferecida pelo projeto possibilitará também a integração com as prefeituras municipais, para que elas possam responder a consulta de viabilidade local. “Isto também facilitará a vida do empresário que pretende empreender”, diz Leite.
Segundo o presidente da Junta, o desafio é difundir a pesquisa de Viabilidade no Estado a exemplo de Minhas Gerais, que através do Projeto Integrar tem implantado novas sistemáticas com o objetivo de melhorar o ambiente de negócio, auxiliando no fomento do desenvolvimento econômico do Estado.
Fonte
Texto: Amabile Casarin
Fotos: Daiane Mendonça
Decom - Governo de Rondônia
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras
Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)