Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Jovens representam a Casa da Juventude em Congresso


Jovens representam a Casa da Juventude no
1º Congresso Estadual de Protagonismo e Juventude

Gabriel de Souza, aluno da Casa da Juventude e Letícia Ávila, ex aluna e hoje voluntária, representaram a Casa da Juventude no 1º Congresso Estadual de Protagonismo e Juventude que aconteceu no auditório do Senac. O evento foi promovido pela Fiero e Sesi, com a finalidade de ouvir, de jovens da capital, relatos de protagonismo juvenil nos mais diferentes aspectos.

Durante o congresso os jovens relataram suas experiências após terem sido inseridos na Casa da Juventude. Letícia durante sua fala explicou as mudanças que aconteceram em sua vida: "Depois que ingressei na Casa da Juventude me tornei outra pessoa, antes só queria sair para festas, não queria estudar, não pensava no meu futuro e nem nas outras pessoas, mas quando fiz um curso na casa da juventude fui bem recebida, todos da casa me incentivaram e ganhei mais auto-estima, hoje sou voluntaria e quero repassar a outros jovens o mesmo que recebi" disse Letícia emocionada.

A garota, que depois de fazer o curso de DJ se transformou em voluntária da casa, quer dar oportunidades a crianças, jovens e adolescentes, que vivem em situação de vulnerabilidade social, e de vislumbrar novos e melhores horizontes.

Os dois jovens já estiveram representando o município e a Casa da Juventude em outros eventos do mesmo gênero, como a 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA). Os jovens saíram do evento muito orgulhos pela oportunidade que tiveram de poder divulgar o trabalho desenvolvido pela Casa da Juventude assim como compartilhar com outros jovens suas experiências. Nos eventos a nível estadual e nacional Letícia e Gabriel fizeram a parte da equipe de comunicação que no meio é chamado de Protagonismo Educomunicação, desempenhando a cobertura do evento.

Protagonismo

O protagonismo consiste em passar a mensagem de cidadania criando acontecimentos, onde o jovem ocupa uma posição de centralidade. O Protagonismo Juvenil é ação de o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e nem afetiva, mas problemas relativos ao bem comum, aquele que é praticado na escola, na comunidade ou na sociedade.

Outro aspecto do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, de liberdade, de compromissos e responsabilidade. Na raiz do protagonismo tem que haver uma livre opção do jovem, ele tem que participar da decisão se vai ou não fazer a ação. O jovem tem que participar do planejamento da ação e da execução da ação, assim como da avaliação dos resultados.

Existem dois padrões de protagonismo juvenil, um quando os adultos fazem junto com os jovens e quando os jovens fazem de maneira independente.

Fonte: Edina Silva
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)