Quarta-feira, 26 de outubro de 2016 - 09h08

Na sessão de terça-feira (25), na Assembleia Legislativa, o deputado Jesuíno Boabaid (PMN) destacou o caos na segurança pública de Rondônia e o assassinato de dois policiais, somente no mês de outubro. O parlamentar questionou quais as medidas o Poder Executivo estaria adotando para garantir a segurança da sociedade.
Boabaid ressaltou que a classe da Polícia Civil já relatou o sucateamento da instituição em Rondônia e alertou para um colapso na segurança pública, o que segundo o deputado vem se confirmando com os últimos acontecimentos em Porto Velho e no interior.
O deputado citou o ataque a dois policiais civis e um policial militar durante uma abordagem em Costa Marques, na madrugada desta terça-feira. Os policiais, informou Jesuíno, teriam sido recebidos a tiros de fuzil quando se aproximavam de uma balsa. Apesar dos ferimentos, os policiais não correm risco de morte.
O parlamentar disse acreditar que debater segurança pública em reuniões e audiências não resolve nada e que o Estado precisa de medidas efetivas, partir para o combate e buscar soluções que realmente tragam resultados para a população. Jesuíno ressaltou que nem a Polícia tem acesso ao tipo de armamento utilizado por criminosos.
Boabaid explicou que a Polícia Militar tem como obrigação a prevenção de crimes e a Polícia Civil, de trabalhar na investigação e solução dos casos. Para isso, o parlamentar afirmou que as forças de segurança devem trabalhar em harmonia, mas que falta investimento nas duas instituições.
“As forças de segurança estão sucateadas, e não é só aqui em Rondônia, e nem só na PM e na Civil. Está acontecendo em vários Estados, tanto nas forças auxiliares quanto nas Forças Armadas”, disse Boabaid.
O deputado afirmou que o governo federal e governantes de um modo geral precisam agir, pois para ele, falta compromisso, gestão e investimentos altos na segurança pública.
“O Estado está cada vez mais perdendo para o crime, enquanto o cidadão está a cada dia mais enjaulado. Quantas pessoas ainda precisarão morrer”, questionou Boabaid.
O deputado destacou a importância de os parlamentares da Assembleia reunirem forças e afirmou que o Legislativo deveria chamar os representantes das forças de segurança e do governo para se chegar a ações concretas e definitivas.
ALE/RO - DECOM - [Juliana Martins]
Foto: José Hilde
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou em dois turnos, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 26/2026, encaminhada

Deputado Alex Redano solicita mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em Cacoal
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado, com cópia à Secr

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), acompanhou na Sexta-feira (12), da entrega de 11 toneladas de condicionadores de solo que irão benef

Deputada Ieda Chaves destina R$ 500 mil para o Circuito Rondônia de Pesca Esportiva em Guajará-Mirim
No último sábado (13), a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) participou da etapa de Guajará-Mirim do Circuito Rondônia de Pesca Esportiva,
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)